quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório expõe peças



O Museu de Arte Sacra do Piauí está com a exposição de paramentas de padres e bispos. São casulas, capas e estolas usadas por Dom Paulo Libório, além de duas mitras usadas por Dom Sérgio da Rocha, que foi arcebispo de Teresina. O museu funciona na rua Olavo Bilac, 1481, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.
O seu acervo é composto, aproximadamente, de 2.500 peças dos séculos XVII a XX; contém imaginária sacra, alfaias, paramentos e mobiliário, tendo surgido da junção de alguns pertences da Arquidiocese de Teresina, da compra efetuada pela Prefeitura e de empréstimos de colecionadores da comunidade.

Entre as peças mais visitadas estão duas do século XVII. Uma Nossa Senhora do Carmo em madeira policromada e um Cristo flagelado, também em madeira policromada, articulado e com olhos de vidro.
O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório foi inaugurado em agosto deste ano e funciona na última moradia de Dom Paulo Libório. Grande parte das peças expostas era de Dom Paulo, assim como os dois mil livros disponíveis na biblioteca do museu.
O prefeito Elmano Férrer afirmou que Teresina é grata à família de Dom Paulo Libório pela riqueza do museu. Ele explicou que Teresina estava perdendo o acervo para especuladores dos estados da Bahia e Pernambuco interessados na riqueza das peças tão bem preservadas pelo professor Paulo de Tarso Libório.
Maria Amélia de Faria Araújo, diretora do museu, convida todos os teresinenses para uma visita. "São muitas peças, de diferentes épocas, que simbolizam a religiosidade do povo através da arte, convido todos a conhecerem o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório", diz.

O Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório é fruto do entendimento entre Dom Sérgio da Rocha, então arcebispo de Teresina, e o prefeito Elmano Ferrer, que vislumbraram na coleção sacra do professor Paulo de Tarso Libório uma forma de brindar Teresina com uma categoria de museu ainda inexistente na cidade.
Adquirida pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento - Semplan, com o acompanhamento de Carlos Antonio Alves Afonso, e repassada à Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a coleção foi organizada em forma de museu, para ser apresentada ao público interessado na memória religiosa através da arte.
A nomeação do museu como Dom Paulo Libório, é uma homenagem justa visto que foi ele o primeiro bispo natural do Piauí que serviu em nossa Capital e, ainda mais, que a casa, agora transformada em museu, foi sua última moradia.
Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório, nasceu em Picos, em 1913, foi ordenado padre em 8 de abril de 1939 e nomeado Bispo de Teresina em 5 de junho de 1949, vindo a falecer em 31 de março de 1981. 

Museu de Arte Sacra do Piauí                       
Rua Olavo Bilac, 1481 - Centro / Teresina-PI
Informações: Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves 
Fone(s): (86) 3215-7816 / 3215-7815 
E-mail: fmc@teresina.pi.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...