quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Obra de arte sacra do século XVII é restaurada no ES

'Adoração dos Reis Magos' compõe o retábulo da Igreja dos Reis Magos.

Após restauração, obra será encaminhada para a igreja, em Nova Almeida.

Do G1 ES
O Núcleo de Restauração e Conservação do Centro de Artes da Ufes (NCR) conclui, em dezembro, a restauração de uma das mais antigas e importantes pinturas do Espírito Santo. A obra 'Adoração dos Reis Magos', produzida entre o fim do século XVII e início do século XVIII, está desde 2010 sendo recuperada por um grupo do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), coordenado pelo professor Attilio Colnago.
A pintura, de autor desconhecido, compõe o retábulo da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, Serra. Com medidas de 1,84m por 1,26m, foi pintada com óleo sobre madeira e já passou por duas restaurações, nas décadas de 1940 e 1980. No trabalho do NCR, foram recuperadas, além da própria estrutura de madeira, áreas com grande quantidade de cera e danificadas por galerias de cupim.
A obra ilustra a passagem bíblica em que o menino Jesus, amparado pela Virgem Maria e por José, recebe presentes de Baltazar, Melchior e Gaspar. A pintura volta ao retábulo da Igreja dos Reis Magos no dia 21 de dezembro e poderá ser contemplada pelos fiéis antes do Natal.
Quadro é um dos mais antigos do Espírito Santo. (Foto: Bruno Faustino / TV Gazeta)Quadro é um dos mais antigos do Espírito Santo. (Foto: Bruno Faustino / TV Gazeta
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...