quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os estandartes: sua cultura e religiosidade no Museu de Arte Sacra de São José dos Campos

Museu de Arte Sacra de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza, no período de 27 de fevereiro a 27 de abril, a exposição Toninho Mendes – Cultura e Religiosidade, do artista plástico Antonio Mendes da Silva. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h ou aos sábados, das 9h às 12h, com entrada franca.
A mostra traz estandartes, um tipo de bandeira, ricamente bordada, às vezes em fios de ouro, que não se presta a ser hasteada, mas sim utilizada como guia por diversas instituições. Elas retratam com suas cores, bordados e formas diferentes, a crença de um povo ou até mesmo sua história. O artista desenvolveu uma rica pesquisa sobre o tema, buscando em 42 cidades da região do Vale do Paraíba informações sobre os padroeiros, cores utilizadas e significados.  Das 21 obras do artista, o museu fará um rodízio, deixando sempre 15 em exposição.
Sobre o artista: Nascido em 1948, na cidade de Taubaté, se interessou pela arte desde cedo. Aos 14 anos já desenhava e esculpia em barro, aos 16 trabalhava em pintura de prédios, de 1964 a 1968, confeccionava estandartes para o Bloco Serelepe, que fazia parte do carnaval da cidade de Redenção da Serra. O artista pinta estandartes dedicados aos santos padroeiros das cidades do Vale do Paraíba e de 20 países da América Latina, passando a figurar nos mais importantes livros e catálogos dedicados a divulgação de obras e artistas de reconhecida competência. A pintura de Toninho Mendes é dos mais bem sucedidos exemplos da arte produzida em Taubaté e conhecida no exterior. O artista possui obras no Japão, Estados Unidos e Canadá e França.
Serviço: Museu de Arte Sacra – Capela Nossa Senhora Aparecida – Tv. Chico Luiz, 67 – Centro (ao lado do Mercado Municipal). Informações: (12) 3921-7226
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Rodolfo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...