sexta-feira, 23 de março de 2012

Coral Santa Cecília na Procissão dos Passos - Limeira - SP

Procissão vai terminar na Igreja da Boa MorteProcissão vai terminar na Igreja da Boa Morte Arquivo JL
O Projeto Memória e Resgate da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção e o Coral Santa Cecília vão resgatar um movimento religioso, que foi realizado em Limeira, pela última vez, há 60 anos. Trata-se da Procissão de Passos, uma cerimônia realizada no final da Quaresma ou durante a Semana Santa.

A Procissão de Passos ocorreu em Limeira entre os séculos XIX e XX, quando deixou de ser realizada na década de 50. A cerimônia é uma herança portuguesa, trazida ao Brasil no século XVII.

Em Limeira, a procissão ocorrerá no próximo domingo, dia 25/03, e contará os sete passos de Jesus até o calvário, metade do caminho da Via-Sacra (14 passos). "Serão feitas sete paradas, onde o padre fará a celebração acompanhado do Coral Santa Cecília. Vamos reviver uma cerimônia, que deixou de existir em Limeira há 60 anos", declarou Alexandre Seregati, regente do coral.

A procissão - que pode ser acompanhada por qualquer pessoa - começa às 19h30 em frente a Catedral Nossa Senhora das Dores. O trajeto é composto pelas ruas: Alferes Franco, Visconde do Rio Branco, Presidente Roosevelt e termina na Igreja da Boa Morte. Serão feitas duas paradas na rua Alferes Franco, uma na Visconde do Rio Branco, duas na Presidente Roosevelt e a última dentro da Igreja da Boa Morte.

PARADAS COM MÚSICA
Segundo Seregati, cada parada será feita em frente uma residência, que terá um altar de madeira. "Nesse altar, o padre da Catedral, José Angelo Brian, coloca a relíquia da cruz de Jesus, conhecida como 'santo-lenho' e se ajoelha. Enquanto isso, o coral vai cantar os 'motetos dos passos'", falou. De acordo com ele, no Estado de São Paulo, somente Itu mantém essa tradição.

O trajeto ainda será acompanhado pela Corporação Musical Arthur Giambelli, que executará a "Marcha dos Passos". Todas as músicas e melodias são de autoria do compositor mineiro Martiniano Ribeiro Bastos (1835-1912), da cidade de São João Del Rey (MG). "Resgatei essa procissão lá em São João Del Rey. Nas cidades de Minas é comum ter a Procissão de Passos. Em Limeira, vamos fazer uma procissão mais simples, mas para o próximo ano, pretendemos fazer duas procissões de depósito e o encontro de Nosso Senhor de Passos com Nossa Senhora das Dores", disse.

Fonte: JL+ Jornal de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...