quinta-feira, 8 de março de 2012

O que é arte sacra para você? - Tonny Cavalcante

Apresentamos uma definição pessoal de Arte Sacra
 Com a palavra Tonny Cavalcante*:

Desde pequeno, sempre tive um olhar muito apaixonado pela arte sacra, ficava encantado com a exuberância das cores, dos movimentos das peças que, para mim, só faltavam abrir a boca e falar, de tão perfeitas que são. Na verdade, mesmo calada, a arte sacra consegue gritar nos corações daqueles que são sensíveis às coisas de Deus. Tive a oportunidade de nascer e crescer em um ambiente que me estimulava a contemplar a beleza da arte sacra, o Recôncavo Bahiano, lugar agraciado de belas igrejas e de um rico patrimônio artístico e cultural.
 A arte sempre foi um caminho que me conduziu, e continua me conduzindo a um encontro com Deus, através de fortes experiências de oração e renovação da vida espiritual. Por isso, a nossa Igreja sempre foi incentivadora das belas artes. Pois a arte nos eleva para aquilo que está sendo representado por ela e, posso dizer, com toda certeza, que a arte é um meio de transporte.
Quando contemplamos uma pintura, com uma bela paisagem praieira, quase que sentimos a brisa do mar no nosso rosto, a figura nos convida a um refrescante mergulho, a nossa imaginação nos transporta para aquele lugar e, sem tirarmos os pés do chão, viajamos na imaginação. Por isso a arte sacra é tão importante e diferenciada das demais artes, porque, muito além de nos elevar para um lugar, ela nos eleva para os lugares espirituais, ela nos conduz a uma experiência profunda com o próprio Deus.
A arte sacra é o verdadeiro sinal das coisas do alto. Quantas vezes, ao entrar em uma igreja e contemplar um lindo teto, um belo altar, tive a sensação de estar no céu e de fazer parte daquele divino cenário. Essa arte sagrada tem um poder sobrenatural de nos arrancar do chão e nos elevar a Deus, acontece uma exaltação ao sentimento que nos envolve emocionalmente, ela mexe com todos os nossos sentidos e nos ajuda a abrir o coração para Deus. 
Para mim, a arte sacra é o Evangelho em forma de arte, pois ela tem a missão de representar as verdades da fé com a melhor fidelidade possível, transmitindo-nos os ensinamentos bíblicos. Ela é uma arte que está a serviço da liturgia e, ao mesmo tempo, tem a finalidade e a responsabilidade de simbolizar as coisas do alto, o perfeito e o maravilhoso, porque Deus é maravilhoso. E sendo Ele o próprio Criador, é o maior amante da beleza, e o mais exigente e perfeito dos escultores, dos pintores e de todos os demais artistas, merece ser simbolizado e expressado pela arte com toda dignidade, magnitude e esplendor possível. Por isso a arte sacra tem a obrigação, ou melhor, a missão de revelar a beleza do Criador e nos transportar para o céu, através de um olhar transfigurado por essa revelação.

Perguntado sobre uma imagem sacra que o impressionava, ele nos presenteia com a belíssima Nossa Senhora da Fé:



Imagem vinda de Portugal, no século XVII, em madeira policromada e dourada. A virgem está de pé sobre peanha que figura o orbe celeste ao qual estão sobrepostos querubins e 3 anjos. Um deles usa venda nos olhos, simbolizando a total entrega que exige a fé. (A fé é cega); outro apresenta um livro aberto onde se lê “Tota pulchra es MARIA” e o terceiro deles usa a tiara pontifícia.
Esta imagem encontra-se na Sacristia da Catedral Basílica da cidade do Salvador.


*Tonny Cavalcante, é seminarista na arquidiocese de Salvador, curso o 2º ano de teologia.

2 comentários:

  1. Belíssima imagem!!!! Merece maior divulgação!!!!
    Grata pela matéria publicada.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comprar uma imagem da Nossa Senhora da Fé. Sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...