quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cidade paranaense de Maringá sediará a II Semana de Arquitetura e Arte Sacra

Maringá (Gaudium Press)

 A Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese do Divino Espírito Santo, em Umuarama, no Estado do Paraná, promoverá de 20 a 25 de agosto, com o tema "Liturgia, Arte e Arquitetura: um espaço para celebrar", a II Semana de Arquitetura e Arte Sacra, no Centro de Formação Jesus Bom Pastor, na cidade de Maringá. As inscrições para o evento já estão abertas.
De acordo com os organizadores do evento, a ideia da criação dessa semana foi contextualizada na importância da realização de celebrações de gestos religiosos e sinais sagrados que o Salvador mandou repetir em sua memória. E para que esses espaços sejam adequados às finalidades transcendentes a que se destinam, a Igreja caracteriza esses espaços com os atributos do sagrado, o que faz pela reserva exclusiva e pela expressão artística.

A coordenação do evento ainda explica que para que os espaços celebrativos sejam idôneos para condigna realização da ação litúrgica os encontros da semana visam orientar e dar suporte litúrgico, técnico, e artístico sobre alguns aspectos do espaço litúrgico, as paróquias, ou comunidades religiosas, que vão construir, reformar, ampliar, restaurar ou executar qualquer alteração no seu espaço sagrado.

DSCF5555.jpg
Padre Claudemir Caprioli
Deste modo a Igreja pode manter-se fiel à sua tradição milenar de dar afetação pública e permanente para o culto e de conferir caráter sagrado àqueles espaços, edifícios ou lugares que o justifiquem.
 O objetivo principal da II Semana de Arquitetura e Arte Sacra é aguçar o olhar e aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham na área, para que projetos de construção, reformas e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônicos, simbólico e funcional.
Este é um evento voltado, principalmente, aos profissionais de arquitetura, engenharia, artes plásticas, estudantes, presbíteros, diáconos, religiosos, membros dos Conselhos Paroquiais de Economia e Administração, leigos e técnicos (decoradores e organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas, som e iluminação) e também todos aqueles que, direta ou indiretamente estejam envolvidos em construções e reformas das obras das Igrejas e demais pessoas interessadas.

A organização da semana estima a participação de cerca de 250 pessoas pertencentes às Dioceses do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Informações e inscrições pelo telefone (44) 9817-1299, com Ângela, ou pelos e-mails lainoarquitetura@oi.com.br e espacoliturgico@diocesedeumuarama.org.br.

A programação do evento iniciará na segunda-feira, dia 20 de agosto, às 17h, com o credenciamento e acomodação dos participantes. No dia 21, as atividades iniciam às 9h com a apresentação dos participantes. Logo após haverá a celebração da santa missa. No turno da tarde será realizada a palestra "O sagrado como linguagem e fundamento de todo trabalho na arte sacra", proferida por Cláudio Pastro.
Já no dia seguinte, dia 22, o dia começará com a celebração eucarística, às 7h30min. E o ponto forte do dia será a palestra sobre "Mesa do sacrifício e banquete pascal, ponto de convergência de todas as linhas do espaço litúrgico", proferida pelo padre Gustavo Haas. Na quinta-feira, dia 23, a palestra do dia será dada por dom Ruberval Monteiro da Silva sobre "A linguagem das linhas e cores dentro do espaço litúrgico".
No dia 24 de agosto, sexta-feira, o padre Claudemir Afonso Caprioli e a arquiteta Ângela Laino falarão sobre a "Arquitetura e Arte Sacra: a pedra que fala". Um momento marcante neste dia será a visitação às paróquias da comunidade (a serem definidas ainda), a partir das 14h. O debate sobre as visitas e a exposição dos trabalhos acontecerá às 20h.

No último dia do encontro, 25, o padre Claudemir Caprioli apresentará a palestra "A implantação da Comissão Diocesana de Arte Sacra". Haverá ainda uma partilha das dioceses e avaliação do encontro, com a escolha da diocese para o III Encontro Regional de Arquitetura e Arte Sacra de 2014. O encerramento se dará ao meio dia com o almoço de confraternização.
Por fim, os coordenadores do evento destacam que no mundo contemporâneo percebe-se que as pessoas perderam o sentido do sagrado, e, portanto, tudo passou a ser permitido, e assim as pessoas precisam reencontrar o seu norte, sua meta, seu eixo, para reencontrar sua fé cristã. Somente em Cristo, por Ele e nEle, podemos repousar nosso olhar e redirecionar nossa humanidade na "Beleza que tudo Salva". (JSG)

2 comentários:

  1. Prezado Rodrigo,

    Você sabe dizer que linha segue a arquiteta Angela Laino? Se é uma linha que se aproxima mais de estilos tradicionais (gótico, barroco, etc.) ou se dos modernos (p.ex., como os vistos nas Catedrais de Maringá, de Los Angeles e mesmo na Notre-Dame du Haut do Le Corbusier)?

    Confesso que não me animei muito com o encontro ao saber da participação do Claudio Pastro. Mas, a depender de como é a linha da arquiteta, quem sabe veja uma luz no fim do túnel.

    In Christo et Maria,
    Marcel Ozuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Marcel,

      Pouco ou quase nada se encontra de referência da Arq. Angela Laino. Porém, acredito que ela segue a linha modernista. Só publiquei essa matéria por referência, por também achar que havia uma luz no fim do túnel, mas pelo visto, essa Semana de Arquitetura e Arte Sacra não é nada convidativa!
      Lamento.
      Abraço,
      Rodolfo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...