sexta-feira, 18 de maio de 2012

Concerto oferecido pelo Cardeal Domenico Bartolucci ao Papa Bento XVI.

 Este concerto promovido pelo Cardeal Bartolucci ao Papa Bento XVI, ocorreu em ortile del Palazzo Apostolico, Castel Gandolfo Mercoledì, 31 agosto 2011.
 
Discurso do Cardeal Bartolucci ao Papa: 
 
“Estou aqui, Beatíssimo Padre, para agradecer Vossa Santidade pelo forte chamado em favor do uso da música nas hodiernas celebrações da Santa Missa. Estou certo que, ao chamar um músico para ser parte do Colégio dos Cardeais, desejastes que isso fosse um chamado em favor do uso da música sacra na Sagrada Liturgia.…

“Hoje, pode-se notar um verdadeiro e próprio novo despertar em muitíssimos jovens que desejam reviver a beleza da Missa Latina e o maior fruto espiritual que dela nasce. Isso é um grande, grandioso conforto, e nos faz esperar um futuro litúrgico que vós certamente desejais. Agradecemos ao Senhor, que Ele possa ajudar a todos aqueles que estão trabalhando pela seriedade na música sacra. Confio firmemente que, com a ajuda do Senhor, ocorrerá um verdadeiro retorno à tradição bimilenar da música sacra”.



SAUDAÇÃO DO PAPA BENTO XVI NO FINAL DO CONCERTO QUE LHE FOI OFERECIDO  PELO CARDEAL DOMENICO BARTOLUCCI
Pátio do Palácio Pontifício de Castel Gandolfo
Quarta-feira, 31 de Agosto de 2011

Senhores Cardeais
Venerados Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio
Prezados Amigos

Esta tarde mergulhamos na música sacra, aquela música que, de modo totalmente particular, nasce da fé e é capaz de manifestar e transmitir a fé. Então, obrigado aos maravilhosos executores: aos dois Sopranos, ao Barítono, ao Maestro Baiocchi, ao «Rossini Chamber Choir» de Pesaro e à Orquesta Filarmónica das Marcas, assim como aos organizadores e às Autoridades que tornaram possível este acontecimento. No meio das actividades quotidianas, oferecestes-nos um momento de meditação e de oração, levando-nos a intuir as harmonias do Céu. Dirijo um agradecimento afectuoso e especial ao autor das peças que ouvimos, o Maestro Cardeal Domenico Bartolucci. Obrigado, Eminência, por me ter oferecido este concerto e por ter composto, para esta ocasião, a peça Benedictus a mim dedicada como prece e acção de graças ao Senhor pelo meu Ministério.

O Maestro Cardeal Bartolucci não tem necessidade de apresentações. Eu só gostaria de mencionar três aspectos da sua vida, que o caracterizam de maneira evidente — para além do seu orgulhoso espírito florentino — ou seja: a fé, o sacerdócio e a música.

Estimado Cardeal Bartolucci, a fé constitui a luz que sempre orientou e guiou a sua vida, que abriu o seu coração para responder com generosidade ao chamamento do Senhor; e foi a partir dela que brotou também o seu modo de compor. Sem dúvida, o Senhor Cardeal recebeu uma sólida formação musical na Catedral florentina, no Conservatório de Florença e no Pontifício Instituto de Música Sacra, com grandes didatas, entre os quais Vito Frazzi, Raffaele Casimiri e Ildebrando Pizzetti. Todavia, a música é para o Senhor Cardeal uma linguagem privilegiada para transmitir a fé da Igreja e para ajudar no caminho de fé quantos ouvem as suas obras; também através da música Vossa Eminência exerceu o seu ministério sacerdotal.

O seu modo de compor insere-se no sulco dos grandes autores de música sacra, em particular da Capela Sistina, da qual foi Director durante muitos anos: a valorização do precioso tesouro que é o canto gregoriano e o uso sábio da polifonia, fiel à tradição mas aberto inclusive a novas sonoridades.
Estimado Maestro, esta tarde, com a sua música, fez-nos dirigir o espírito para Maria com a oração mais querida à tradição cristã, mas fez-nos também remontar ao início do nosso caminho de fé, à liturgia do Baptismo, ao momento em que nos tornamos cristãos: um convite a dessedentar-nos sempre na única água que sacia a sede, o Deus vivo, e a comprometer-nos todos os dias a rejeitar o mal e a renovar a nossa fé, reconfirmando: «Creio»!

«Christus circumdedit me», Cristo envolveu-me e envolve-me: este motete resume a sua vida, o seu ministério e a sua música, prezado Senhor Cardeal. Então, renovo o meu agradecimento a Vossa Eminência, aos dois Sopranos, ao Barítono, ao Director e aos conjuntos corais e orquestrais e, de bom grado, concedo-vos a Bênção Apostólica. Obrigado!

Fontes: Vaticano , Subsídios Litúrgicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...