sexta-feira, 4 de maio de 2012

Exposição desvenda o barroco recifense

A mostra Arte em Recife: um itinerário barroco é aberta ao público nesta quinta (3), a partir das 19h, no Museu Franciscano de Arte Sacra

Do JC Online

Cidade com um dos mais ricos acervos de arte barroca do País, o Recife recebe uma exposição que se debruça sobre o desenvolvimento do movimento artístico em Pernambuco. A mostra Arte em Recife: um itinerário barroco, realizada pela Fundação Artístico Cultural Ibero-americana e a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Recife, é aberta nesta quinta (3) no claustro do Museu Franciscano de Arte Sacra, a partir das 19h. Na ocasião, também há apresentação do Coral da Capela Dourada.

Para ilustrar o percurso do barroco em terras pernambucanas, a exposição traz um ensaio de desenhos realizados pelo arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá, acompanhado dos mosaicos da arquiteta Sandra Paro. Os desenhos são feitos minuciosamente com bico de pena, e fazem parte de uma série de trabalhos que retratam monumentos de cidades ibero-americanas consideradas patrimônio da humanidade. Antes de ter feito trabalhos no Recife e em Olinda, o artista já tinha uma longa trajetória ligada à arte sacra, tendo passado por Missões, no Rio Grande do Sul, e Santiago, no Chile.


Os painéis em mosaico artístico da exposição foram montados a partir dos desenhos de José Maria, e foram feitos no ateliê da arquiteta Sandra Paro, com a ajuda de jovens talentos da arte musiva (em mosaicos). A mostra ainda acompanha o caderno de desenhos Arte em Recife: um itinerário barroco, com mais amostras do trabalho dos artistas. A exposição fica em cartaz até o dia 4 de junho, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. Aos sábados, o público pode conferir a mostra das 8h às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...