quinta-feira, 17 de maio de 2012

Religião e arte em Laranjeiras

As viagens culturas são essenciais e muito importantes para quem busca novos conhecimentos sobre uma determinada região ou sobre a formação do país. No Brasil, por exemplo, é comum que historiadores ou pesquisadores viagem para as cidades que retratam em edifícios ou em museus características do tempo do império. Uma viagem, que pode ser feita por qualquer pessoa que deseja conciliar diversão e informação em um único passeio.

Em se tratando de História do Brasil, a forte presença católica nos tempos imperiais permitiu a construções de suntuosas igrejas, com grande expressão arquitetônica dos estilos barroco e rococó. As cidades mineiras são onde as igrejas têm maior destaque. Porém, uma cidade no estado de Sergipe também apresenta tais riquezas, Laranjeiras.

Com forte expressão cultural, Laranjeiras une as belezas da arquitetura colonial com manifestações folclóricas, típicas da região. A dica é para todos os tipos de turistas, e quem já tem no roteiro a cidade de Aracaju, pode incluir o passeio em Laranjeiras, por um ou dois dias.

Capela Bom Jesus dos Navegantes

Como a grande parte dos passeios compreende a visitação de igrejas e capelas, prepare-se para subir alguns morros e ladeiras. Grande parte delas estão no alto, de onde é possível se ter uma bela visão de cada ponto da cidade.  Como a Capela do Bom Jesus dos Navegantes, no Morro do Bom Jesus, que dá boas vindas a quem chega a cidade.

O Conjunto Arquitetônico do Engenho Retiro também é muito visitado na cidade, o local abriga a Capela de Santo Antônio e Nossa Senhora das Neves, além do casarão que foi a primeira residência dos Jesuítas na cidade. A Capelinha do Bom Jesus é pequena no tamanho e gigante na arquitetura, de uma beleza delicada e encantadora. Foi a primeira igreja construída no município.

No ponto mais alto da cidade, subindo o Morro do Bonfim, está a igreja que recebe o mesmo nome. A visão do alto do morro é magnífica, de todo o Vale do Cotinguiba. A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus é outro ponto turístico muito visitado, com fachadas e interior em estilo barroco. Construída por escravos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, está no alto de uma colina e durante a comemoração de Santos Reis recebe grupos folclóricos.

Uma visita a parte no roteiro inclui o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras. O local abriga um acervo composto por objetos sacros, imaginária, prataria e representativos do catolicismo. Ao todo são 500 peças, que estavam expostos na Igreja da Conceição dos Pardos e foram transferidos para o museu. (Para saber um pouco mais do Museu clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...