quinta-feira, 14 de junho de 2012

Museu de Arte Sacra de São José dos Campos abre nova exposição

RELIGIOSIDADE E FESTAS POPULARES SOB O OLHAR DE TONINHO MENDES Warley Leite
Obras são do artista Toninho Mendes e retratam manifestações populares da região
Renata Del Vecchio
Especial para O Vale

As festas mais tradicionais do Vale do Paraíba são destaque no Museu de Arte Sacra, em São José, com a exposição “Religiosidade e Festas Populares Sob o Olhar de Toninho Mendes”, com 12 obras do artista plástico Toninho Mendes.

 Toninho Mendes já havia feito exposiçãono Museu de Arte Sacra com estandartes entre fevereiro e abril deste ano, como publicamos aqui anteriormente.

Com base em pesquisas e utilizando pintura sobre tela, o artista retratou manifestações culturais e religiosas como a Festa do Divino, a Festa da Padroeira Santa Cruz e a Festa de São Francisco das Chagas.
Grande parte das festas foram retratadas em cenários da década de 60. Em uma das telas o artista voltou no tempo e inspirado em foto de 1860, criou releitura da Procissão do Senhor Morto, tradicional em Taubaté na Semana Santa.
“Todas as obras resgatam minha memória. Procuro transmitir um pouco do que vivenciei. As festas religiosas de antigamente eram diferentes. Haviam muitas procissões e as irmandades religiosas se apresentavam devidamente uniformizadas e com seu estandarte”, diz Toninho.
O artista plástico confessa que sempre gostou de retratar a cultura popular do Vale do Paraíba e entre tantas obras, a tela que retrata a Festa do Divino, na antiga cidade de Redenção da Serra, em 1967, é uma de suas favoritas.
“O quadro é alegre e mostra uma noite festiva. Tudo que pintei foi exatamente o que vivi. As barraquinhas da quermesse, os fogos, a praça tomada de gente e casais circulando pelo jardim”, afirma.

Projetos. Toninho Mendes está envolvido com a história de São José dos Campos e até o final do ano, pretende lançar nova exposição para pintar a trajetória do município em cenas marcantes. Ele está desenvolvendo projeto semelhante para a cidade de São Paulo e por meio de suas telas, vai mostrar como era a capital, durante a noite, no século 19.
“Talvez, esse projeto seja o mais importante da minha carreira. As pesquisas mostram coisas bonitas, como os imigrantes italianos que se concentravam na Rua São Bento, na lateral da Igreja São Bento e nas noites de luar, ficavam na porta de suas casas vendo a criançada brincar. Os meninos tocavam violino e as meninas pulavam corda ”, adianta sobre o cenário de uma das telas.

Serviço
As obras de Toninho Mendes ficam até 30 de setembro no Museu de Arte Sacra (Travessa Chico Luiz, 67, Centro), em São José dos Campos. Grátis
Telefone: (012) 3921-7226

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...