sábado, 23 de junho de 2012

Tribunal Eclesiástico ganha obra de artista renomado



Um dos maiores expoentes da Arte Sacra Mundial, dom Ruberval Monteiro, está no Espírito Santo para a confecção do painel na sede do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Vitória. Dono de trabalhos espalhados ao redor do mundo, dom Ruberval já esteve presente outras vezes no Espírito Santo, a última foi no início de fevereiro, onde realizou em parceria com a arquiteta Raquel Schneider os trabalhos na Paróquia São José em Maruípe.  

A parceria com Raquel se repetiu novamente no trabalho atual. Fato, que segundo dom Ruberval não interfere em sua composição artística. “Para ser artista verdadeiro é preciso limites. É dentro dos limites que a criatividade se manifesta” afirma o artista, que na obra do Tribunal trabalho com as dimensões de 4,5m x 3m. 
 
Seu trabalho, que poderá ser visto logo mais na Mitra Arquidiocesana, traz São Miguel Arcanjo com sua lança empunhada em dois dedos e dominando uma serpente. “São Miguel é, por tradição, um santo protetor, acolhedor, aquele que socorre” afirma dom Ruberval, revelando um dos porquês para sua escolha.“Dependendo do ângulo em que se olhe, a pintura pode levar a diversas interpretações” acrescenta o artista, que não gostaria de ver sua obra resumida a dualidades “bem contra o mal” ou “luz versus obscuridade”. Interpretar a pintura fica a cargo do olhar de cada um.  

Na obra, observa-se que São Miguel ganha contornos distintos, traços característicos da pintura de dom Ruberval, que se inspira na Tradição Cristã para seu trabalho, mas, que ao mesmo tempo o molda para estar em sintonia com o Homem Contemporâneo. “A arte de hoje não é feita para o homem do passado” ressalta ele, que conclui esta semana seu trabalho na Mitra Arquidiocesana, seguindo depois para o Sul do Brasil, onde realizará trabalhos no Paraná, para depois ir à Itália. 

 
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...