sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bahia – Iphan entrega restauração de azulejos da Matriz de Cachoeira

NS do Rosário Salvador - O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega na próxima sexta-feira, 27 de julho, às 11h, a restauração dos painéis de azulejos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Uma missa solene, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gregório Paixão vai devolver o templo à comunidade, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda e pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
Foram investidos na recuperação dos azulejos portugueses R$1,3 milhão. A obra é um dos mais expressivos conjuntos do período rococó no Brasil. Pesquisas indicam que eles vieram das melhores fábricas existentes na época em Portugual. As imagens nos azulejos persuadiam os observadores e indicavam como os fiéis deveriam se comportar perante a Igreja e a Coroa Portuguesa. O IPHAN foi responsável pela elaboração dos projetos e pela contratação dos serviços de restauração.
Os azulejos que revestem as paredes da nave, a uma altura aproximada de cinco metros, apresentam grandes composições e estão integrados com a arquitetura, completando os diversos elementos arquitetônicos, como portas, arcos, púlpitos e coro. A restauração foi necessária em função do avançado estágio de degradação dos painéis, que sofriam com o elevado grau de salinidade das alvenarias. Participaram dos trabalhos de restauração equipes multidisciplinares que atenderam às demandas técnicas e artísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...