quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exposição gratuita retrata história das antigas igrejas de Cuiabá Peças podem ser vistas no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

Exposição reúne imagens, crucifixos e peças de igrejas.


Exposição mostra objetos das igrejas católicas de Cuiabá (Foto: Divulgação / Assessoria)
Exposição mostra objetos das igrejas católicas de
Cuiabá (Foto: Divulgação / Assessoria)


  A história artística das principais igrejas de Cuiabá pode ser conhecida através de uma exposição no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, na capital. São quase 30 peças como imagens e peças da fé católica, principalmente da antiga Catedral Bom Jesus de Cuiabá, atualmente um dos mais belos pontos turísticos da região. A entrada é gratuita.

Segundo a instituição, os materiais fazem parte da arte barroca dos séculos XVII e XVIII, que existiam nas igrejas mais antigas da capital, como a Senhor dos Passos, Catedral, Igreja do Rosário e São Benedito. Os visitantes podem ver as relíquias de imagens, crucifixos, pinturas e outros objetos.

Algumas peças são feitas em madeira, como uma imagem em tamanho real do Sagrado Coração de Jesus, de 1,80m. Outras peças também carregam história da fé do povo cuiabano, como os tocheiros utilizados em procissões, que antigamente eram acesos com óleo de mamona. Ao todo, são 28 peças que retratam a tradição religiosa da capital.

A exposição pode ser conferida no horário de terça à sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 27 de julho. O Museu de Arte Sacra está localizado na Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, nº 239 2º Andar, no bairro Dom Aquino.


Fonte: Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...