sexta-feira, 13 de julho de 2012

Obras da restauração do arcebispado estão paradas há cinco meses.- Maceió - AL

 Prazo para entrega do prédio terminou em dezembro. Compra de material errado colaborou no atraso da reforma

Arcebispado de Maceió -foto de Toni Cavalcante
 
A restauração do Arcebispado de Maceió, no centro da cidade, está paralisada desde fevereiro. Um equívoco na elaboração da medida que deu início ao projeto incidiu no atraso da obra, que aguarda alteração do contrato inicial e reajuste no orçamento para voltar a ser executada. Em dezembro chega ao fim o convênio firmado entre o Governo Estadual e o Ministério da Cultura.

Com início em junho de 2010 e entrega prometida para dezembro do ano seguinte, a sede do Bispado, localizada à frente da estação ferroviária, sofre há cinco meses com o abandono das obras de restauração. Após a reforma, o prédio vai funcionar com fins de Museu para a Igreja Católica alagoana e deve suster uma Escola Diocesana de Artes e Ofícios.


A obra teve orçamento elaborado em 2008, no valor de R$1,5 milhão, com recursos do executivo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), este viabilizado pelo Ministério da Cultura. A participação fiscal do MinC na restauração margeia os 85% do valor total, e um convênio firmado entre os dois ‘patrocinadores’ acordou que a obra tem de ser entregue até dezembro de 2012.


Parte do material, como areia e cimento, foi comprado erroneamente pela construtora. Por isso, será necessário reajustar o orçamento. Adriana Guimarães, coordenadora do Pró-memória, da Secretaria de Cultura (Secult), contou que durante a captação de recursos, na elaboração da medida, em 2008, a estrutura do prédio era uma e quando as obras tiveram início, algumas diferenças foram identificadas.


Adriana garante que a obra será retomada em breve e que o Arcebispado, já com competência para abrigar o museu e a escola, será entregue no prazo. 


Veja o vídeo através de Gazetaweb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...