domingo, 30 de setembro de 2012

Exposição: Cenas de um Encontro de Fé - 70 anos do IV Congresso Eucarístico Nacional


O IV Congresso Eucarístico de São Paulo teve como tema: "Vinde a Mim todos"

O momento político pelo qual o mundo passava era muito delicado. A Europa estava em guerra e, no Brasil, o governo de Getúlio Vargas vivia em regime de exceção e o clima já era de insegurança. Mesmo com todos esses contratempos, as celebrações, adorações ao Santíssimo Sacramento, confissões ao ar livre e procissões foram inesquecíveis.

O papa Pio XII nomeou como legado pontifício o 2º cardeal do Brasil e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Sebastião Leme da Silveira Cintra. A missa de abertura do Congresso foi presidida pelo núncio apostólico no país, dom Bento Aloisi Massella.

Durante os dias do 4º Congresso Eucarístico Nacional, foram celebradas missas para grupos específicos de fiéis. As crianças, por exemplo, participaram da celebração no dia 5 de setembro. Trazidas de diversos bairros da capital, os “pequeninos” assistiram a missa presidida por dom Antônio Soares Cabral, arcebispo de Belo Horizonte.

A grande procissão com o Santíssimo Sacramento foi realizada na tarde do dia 7 de setembro de 1942. Saindo da Matriz de São Geraldo das Perdizes, onde soaram os mesmos sinos que anunciaram a proclamação da República, a procissão se dirigiu ao Vale do Anhangabaú. Pelo caminho, a multidão aclamava com palmas a passagem do Senhor, que era transmitida pelas emissoras de rádio paulistas e várias outras do país.

Muitos foram os frutos desse 4º Congresso Eucarístico Nacional realizado em São Paulo. O maior exemplo é a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga, que teve sua pedra fundamental benzida por dom José Gaspar, arcebispo metropolitano, e que foi construída para acolher a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, especialmente enviada para Congresso de 1942.
Por Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...