domingo, 30 de setembro de 2012

O Papa visitará a "Cidade de Maria" em outubro

A imagem da Virgem de Loreto
 
VATICANO,  (ACI).

O Papa Bento XVI realizará uma visita pastoral a Loreto (Itália), que é conhecida como "a Cidade de Maria", por encontrar-se ali a Casa onde o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela se converteria na Mãe de Deus.
O Papa irá a Loreto no próximo dia 5 de outubro, em ocasião do 50º aniversário da visita feita pelo Papa João XXIII à cidade mariana, assinala uma nota do Escritório de Imprensa da Santa Sé.
Bento XVI sairá em helicóptero do Vaticano às 09:00 a.m. e chegará às 10:00 a.m. ao Centro João Paulo II de Montorso. Às 10:20 a.m. visitará a Santa Casa no santuário de Loreto para adorar ao Santíssimo Sacramento e rezar ante a imagem da Virgem de Loreto.
Às 10:30 a.m. celebrará a Santa Missa e pronunciará a homilia na Praça da Virgem de Loreto. Depois de almoçar no Centro João Paulo II de Montorso, empreenderá às 5:00 p.m. o voo de volta ao Vaticano onde chegará às 6:00 p.m..

A Casa da Virgem em Loreto
A partir do século XVI, a Santa Casa de Loreto foi um concorrido centro de peregrinação e uma instância de oração de famosos Santos como São Francisco Xavier, São Francisco de Borja, São Carlos Borromeo, São Luis Gonzaga, e muitos outros, que foram devotos de um santuário Mariano muito amado no ocidente.
Apesar de que a milagrosa transladação da casa de Nazaré a Loreto não tenha nenhuma prova histórica, existem bases sólidas desta devoção Mariana.

Em 1470, uma bula do Papa Paulo II autorizava a comemoração de uma imagem da Santíssima Virgem transportada pelos anjos a Loreto, dentro de um edifício sem alicerces "milagrosamente fundado".
Por volta de 1472, um dos reitores do templo de Loreto relatou sobre a forma em que a "Santa Casa de Nazaré" chegou às proximidades de Fiume e depois, a Loreto. De acordo com todos os relatos escritos, a construção deve ter chegado às proximidades de Fiume em 1291 e a Loreto em 1294.
Os investigadores acham raro o absoluto silêncio sobre o sucesso ao longo dos séculos XIV e XV, mas sobre tudo, raro que em uma bula com data de 1320, relacionada com Loreto, não se fale nada da transladação. No Oriente também não aparece menção alguma sobre a "Santa Casa de Nazaré", antes do século VI.

Entretanto, há testemunhos autênticos, que datam dos anos 1193, 1194 e 1285, de que existia em Loreto uma igreja dedicada a Nossa Senhora. É possível que os católicos sérvios que fugiam da perseguição a fins do século XIII, tenham transportado até Loreto, onde se refugiaram, uma estátua da Virgem Maria.
Tampouco se pode descartar a possibilidade de que eles mesmos tenham construído para proteger a sua imagem, uma casa a qual puseram o nome de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...