quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Círio de Nazaré em Belém: tradicional procissão acontece em outubro

Cerca de 2 milhões de fiéis homenageiam Nossa Senhora de Nazaré no dia 14.
No domingo, a multidão conduz a procissão do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Divulgação

Fé e emoção embalam a procissão do Círio de Nazaré no dia 14 de outubro, em Belém do Pará, considerada uma das maiores celebrações católicas do mundo.

O evento, registrado em 2004 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), reúne cerca de dois milhões de fiéis todos os anos, que percorrem as ruas da cidade para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

Neste ano será realizada uma missa em frente à Catedral Metropolitana de Belém, às 5h30 e, após o término, o cortejo parte em direção à Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da santa é exposta por 15 dias, período chamado de quadra nazarena.

Durante o trajeto de 3,6 quilômetros, que já levou nove horas para ser percorrido, romeiros carregam a santa em uma berlinda esculpida em cedro vermelho, enfeitam as casas, fazem manifestações de devoção e outras peregrinações. Outro símbolo da festa religiosa é uma corda com 400 metros de comprimento, onde pessoas enfileiradas se espremem para puxá-la e dar ritmo a procissão. O objeto foi usado pela primeira vez, em 1885, quando a berlinda em que é transportada Nossa Senhora de Nazaré ficou atolada devido a uma forte chuva.

Círio de Nazaré
Quando: 14 de outubro, a partir das 5h30
Onde: a procissão sai da Catedral Metropolitana de Belém (PA)
Mais informações: www.ciriodenazare.com.br

Fonte: Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...