sábado, 6 de outubro de 2012

Fra Bartolomeo

 
Fra Bartolomeo ou Fra Bartolomeo (di Pagholo) (28 de março 1472 - 06 de outubro de 1517), também conhecido como Baccio della Porta, foi um italiano renascentista pintor de temas religiosos.

Ele nasceu em Savignano di Prato, Toscana. Ele recebeu o apelido de Baccio della Porta porque a casa dele era perto da Porta San Pier Gattolini.
A partir de 1483 ou 1484, por recomendação de Benedetto da Maiano, estagiou na oficina de Cosimo Rosselli . Ele foi um dos maiores pintores de sua época. Em 1490 (ou 1491) ele começou uma colaboração com Mariotto Albertinelli. No final da década de 1490 Baccio foi educado com os ensinamentos de Fra Girolamo Savonarola, que denunciou o que ele via como vã e corrupta na arte contemporânea. Savonarola defendeu a arte como uma ilustração visual direta da Bíblia para educar as pessoas incapazes de ler o livro.  

Retrato de Savonarola, 1498

É seu o famoso retrato de Savonarola, feito em 1498, e agora no Museo Nazionale di San Marco, em Florença. No ano seguinte, foi encomendado um afresco do Juízo Universal para o Ospedale di Santa Maria Nuova, completado por Albertinelli e Bugiardini Giuliano Baccio quando tornou-se um Frade Dominicano em 26 de julho de 1500. No ano seguinte entrou para o convento de San Marco.
 

Ele renunciou à pintura por alguns anos, até retomá-la em 1504, quando ele se tornou o chefe da oficina mosteiro em obediência ao seu superior. Naquele ano, ele começou a pintar: "Visão de São Bernardo" para a capela da família Bernardo Bianco em Fiorentina Badia, terminou em 1507. Logo depois, Rafael visitou Florença e fez amizade com o frade. Bartolomeo aprendeu perspectiva do artista mais jovem, enquanto Rafael adicionava habilidades em pintura e manuseio de cortinas, o que era visível nas obras que ele produziu após a sua reunião.  

Ele e Rafael ficaram grandes amigos, e quando Rafael partiu de Roma, deixou em suas mãos dois retratos inacabados que Bartolomeo concluiu.

Cena com Cristo no Templo (1516). Kunsthistorisches Museum , Viena.

No início de 1508 Bartolomeo mudou-se para Veneza para pintar um Pai Santo, Santa Maria Madalena e Santa Catarina de Siena para os dominicanos de San Pietro Martire em Murano. Também em Lucca, em outubro de 1509, ele pintou, por Albertinelli, um retábulo com Madonna e Criança com Santos para a Catedral local . Em 26 de novembro de 1510, Pier Soderini lhe encomendou um retábulo para a Sala del Consiglio de Florença, agora no Museu de San Marco. Dois anos depois, ele terminou outro retábulo para a Catedral de Besançon.
 
Em 1513 ele foi para Roma, onde pintou Pedro e Paulo, obra que se encontra agora na Pinacoteca Vaticana , enquanto a partir dos anos seguintes pinta  St. Marcos Evangelista de Palazzo Pitti , em Florença e os afrescos no convento dominicano da Pian di Mugnone. Depois de uma obra prometida para o duque Alfonso I d'Este de Ferrara, da qual só restam desenhos, sua última obra é afresco do Noli me tangere também em Pian di Mugnone. Ele morreu em Florença em 1517.

Cristo com os quatro evangelistas, 1516

Inicialmente, suas obras mostram a influência do assistente Rosselli, Piero di Cosimo, e os de Domenico Ghirlandaio e Filippino Lippi . Depois de seu hiato 1500-1503, ele pareceu mudar a visão, tendo a partir de Rafael a representação da luz e seus efeitos sobre as formas em movimento.
 
As figuras de Fra Bartolomeo são geralmente pequenas e drapeadas. Estas qualidades foram alegadas contra ele, como defeitos, e para provar que seu estilo não era o resultado da falta de poder, pintou a figura magnífica do St. Marcos Evangelista (classificado como sua obra-prima), e a figura de São Sebastião. Alega-se que este último foi considerado tão fortemente expressiva de sofrimento e agonia, que se considerou necessário removê-lo do lugar onde ela havia sido exibido na capela de um convento.
 
Composições de Fra Bartolomeo são notáveis ​​pela habilidade na concentração de massas de luz e sombra, riqueza e delicadeza de coloração, e para o admirável roupagem dos números. Bartolomeo foi o primeiro a introduzir e usar luz e sombra com as articulações.

Wikipédia
 
Algmas Obras: 

Visão de São Bernardo com Santos Bento e João Evangelista, Fra Bartolomeo, 1504
A Sagrada Família com o Menino São João em uma paisagem
Anunciação, 1500, óleo de têmpera sobre madeira, Galleria degli Uffizi, Florença
A Adoração ao menino, 1499

A Consagração de Santa Catarina de Sena, 1511

Deus Pai com Santa Catarina de Sena e Santa Maria Madalena, 1509

Lamentação, 1511-12

Juízo Final, 1499

Madonna della Misericordia,  1515

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...