quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prefeitura de SP limita badalada de sino após protesto de morador

LILO BARROS/ FOLHA de S. Paulo
 
O sino da paróquia de Nossa Senhora do Carmo já não ecoa mais pelas ruas da Bela Vista, na região central de São Paulo, como antigamente. Há mais de uma semana, ele toca apenas duas vezes ao dia, nos horários de missa.

Antes, segundo a vizinhança, ele badalava a cada 15 minutos, o dia todo. Nas horas cheias, as batidas correspondiam ao número de horas.

A igreja não quer falar sobre o assunto. Segundo um funcionário que não se identificou, alguém fez uma reclamação à prefeitura e à polícia. A prefeitura, por meio do Psiu (Programa de Silêncio Urbano), afirma ter pedido à igreja que diminuísse o "transtorno" causado.

O funcionário disse que o sino tocava nos mesmos horários havia mais de 70 anos.

Quem recorreu ao Psiu e fez o boletim de ocorrência também preferiu não se identificar. "Não sou contra o sino. Só queria que ele não tocasse durante a madrugada."


Ze Carlos Barretta/Folhapress
Sinos da Igreja Nossa Senhora do Carmo passam a tocar apenas 2 vezes ao dia após reclamação de morador
Sinos da Igreja Nossa Senhora do Carmo passam a tocar apenas 2 vezes ao dia após reclamação de morador 
Antes de tomar essa atitude, o morador, que está na região há três meses, disse que procurou a paróquia. "Eles disseram que era um costume muito antigo e que eu deveria me acostumar." Foi aí que resolveu criar vídeos e páginas em redes sociais para protestar.

Edna Gomes Alexandria, 64, há dois anos no bairro, sofria do mesmo problema: não conseguia dormir à noite por causa do barulho. "Eu sou católica, mas a cada 15 minutos era de doer a alma", diz.
Se há aqueles que reclamam das batidas, existe também do outro lado quem sinta falta da badalação.
"Eu gostava porque me remetia ao passado, aquela coisa de cidadezinha do interior", diz a professora Sueli Curt, 60, há 33 anos na região.

Vizinha dela, Cláudia Ferreira, 40, lamentava-se enquanto olhava para o relógio que fica no alto da igreja. "Eu não precisava nem ver as horas. Agora, me sinto perdida", conta a autônoma, que mora ali há 11 anos.
A Arquidiocese de São Paulo afirmou que não falaria do assunto. Disse ainda que não há nenhum tipo de recomendação para que sinos toquem em horários determinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...