segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Recife terá Curso de Especialização em Gestão em Arte Sacra de Pernambuco

do blog Paz e Bem/Fafire


A Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) em parceira com a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Museu de Arte Sacra da Capela Dourada promovem o Curso de Especialização em Gestão em Arte Sacra de Pernambuco com ênfase no Acervo Barroco do Nordeste do Brasil. As aulas terão início em fevereiro e seguem até dezembro de 2013 com mais quatro meses para a elaboração da monografia.
De acordo com o coordenador da pós-graduação, professor Daciel Santos, o “objetivo do curso é despertar nos gestores a importância deste acervo para a educação, turismo e para os cristãos que não conhecem a simbologia das peças e os locais destinados a esta arte. A arte sacra surgiu para ser um instrumento para a catequese.”
A especialização tem como público alvo graduados em educação, turismo e áreas afins. Além de sacerdotes, religiosos e religiosas, arquitetos e restauradores. A ideia é dar valor ao rico patrimônio artístico do Estado. O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores. Entre eles, o mestre em Gestão do Patrimônio Religioso, professor Daciel Santos, e o membro do Conselho de Liturgia e Arte Sacra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB/NE2), Maria Antonieta Torres da Silva.
Acesse o site da Fafire e faça a sua inscrição no Curso de Especialização em Gestão em Arte Sacra
As aulas serão ministradas nas terças-feiras, das 18h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de R$ 40,00 referente à taxa de inscrição mais 16 parcelas de R$ 285,00.
Disciplinas

Núcleo Comum:
Turismo e políticas públicas para educação Patrimonial
Didática de ensino superior
Metodologia da Pesquisa
Seminários temáticos

Especificas:
História da Igreja com ênfase no Brasil
História da Arte
O Barroco e a Simbologia da Arte Sacra
A azulejaria como patrimônio religioso e cultural do NE
A liturgia e os espaços sagrados em Pernambuco
Preservação patrimonial e técnicas de restauro
A Cantaria a Serviço da Arte Sacra
Elaboração de Roteiros Culturais e Turísticos em PE
Gestão em Marketing Cultural
A imaginária Sacra e a Arte Popular Religiosa do Nordeste
Introdução a Museologia
Divulgação - A coordenação do curso de Gestão em Arte Sacra realiza no próximo dia 27 de outubro, a partir das 9h, a Caminhada de Arte Sacra. A saída será da sede da Fafire. A finalidade é divulgar a especialização. Durante o percurso, haverá paradas em Igrejas como Igreja Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Rosário, na Boa Vista; Nossa Senhora Conceição dos Militares e Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone da Agência Escola de Turismo da faculdade 81 -2122-3502.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...