segunda-feira, 5 de novembro de 2012

2012 - Um ano para comemorar a herança artística e religiosa do Irmão Bento

Elisangela Cavalheiro
Redação Portal A12


O artista sacro alemão José Hiebl, mais conhecido como Irmão Bento, autor de mais de cem obras está sendo homenageado durante todo o ano com a comemoração do ‘Ano Centenário Irmão Bento’.

Nesta segunda-feira (05) a comemoração tem seu auge com a celebração dos 100 anos da morte do artista.

O religioso redentorista que morou durante treze anos em Aparecida (SP), deixou um patrimônio histórico e pastoral de grande valor. Suas obras encontram-se distribuídas em igrejas, conventos, capelas, colégios e até mesmo residências particulares em diversos estados brasileiros.  

A celebração do ‘Ano Centenário Irmão Bento’ manifesta o desejo da congregação religiosa de resgatar a história desse artista que deixou uma valiosa contribuição cultural para o país.

“É muito justo que este Ano Centenário de sua passagem para a eternidade seja um tempo de reconhecimento e de oração, agradecendo a Deus que deu a irmão Bento essa missão generosa em favor do povo brasileiro”, cita nota da Comissão de Patrimônio Histórico da Província Redentorista de São Paulo.

Para conhecer um pouco mais a história desse importante artista, o Irmão José Mauro Maciel, Missionário Redentorista e historiador concedeu entrevista ao Portal A12 traçando alguns relatos biográficos do Irmão Bento.

Portal A12 – Quem foi o Irmão Bento?

Irmão José Mauro Maciel – O Irmão Bento (1837-1912) foi um bávaro que nasceu em Edling, próximo a Munique, na Alemanha. Filho de produtor agropecuário e comerciante. O seu nome de batismo era José Hiebl. Quando adolescente ingressou na Escola Profissional de Wasserburgo, onde estudou música, desenho e pintura.

Depois de uma Missão Redentorista, em sua terra natal (1855), tornou-se um católico convicto e começou a participar das Associações Católicas. E, como jovem artista trabalhou na recuperação e restauração de um antigo e grande Mosteiro, em Gars In, nos anos de 1856 e 1857.

Em 1858, ingressou na Congregação Redentorista com a intenção de ser Irmão. Nesta Instituição Religiosa recebeu formação para a Vida Consagrada, onde também teve apoio e estímulo para esmerar na sua profissão artística. E para isto foram facilitados tempo e investimentos com mestres qualificados.

Fez seus compromissos religiosos na Congregação Redentorista, em 1º de novembro de 1862, quando passou a ser chamado Irmão Bento. Durante os seus 50 anos de vida religiosa redentorista dedicou-se intensamente na confecção e restauração de artes sacras. Dentre os quais, 15 anos vividos no Brasil, em Aparecida (SP) e São Paulo (SP). Faleceu a 05 de novembro de 1912.

Portal A12 – Qual a herança que o Irmão Bento deixou para a Congregação do Santíssimo Redentor?

Irmão Maciel – A principal herança que o Irmão Bento deixou à Congregação Redentorista foi o seu testemunho de missionário consagrado artista. Foram muitos anos vividos e dedicados, expressos e caracterizados nos traços artísticos de suas obras. A sua espiritualidade pessoal o ajudou nas retratações do Mistério de Cristo, de Maria Santíssima e dos santos. Por isso, até hoje, suas obras facilitam o exercício da piedade e da mística cristã católica.

 
Detalhes do quadro 'Cristo Morto' - óleo sobre tela

Portal A12 – Ao comemorar o ‘Ano Centenário Irmão Bento’ a Congregação Redentorista quer fazer um resgate do valor desse artista?

Irmão Maciel – O ‘Ano Centenário Irmão Bento’ é um tempo oportuno de resgate e valorização da arte sacra na História da Igreja. Pois, este missionário redentorista deixou obras na Alemanha (Heldenstein, Dürnberg, Vilsbiburg, Deggendorf e Gars In) e no Brasil (Rio de Janeiro, Aparecida, São Paulo, Estado de Goiás e Sul de Minas).

No Brasil, através de suas obras, pôde contribuir com a cultura religiosa e as devoções típicas de nosso povo. Por isso, suas obras de arte retratam o perfil de nossa História da Arte Sacra no alvorecer do século XX.

Este ano centenário nos ajudará a conhecer o Irmão Bento, suas obras e um pouco mais da história de nossa Cultura Cristã Católica. Assim sendo, de 09 de novembro até o final do mês de janeiro de 2013, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida, teremos uma Exposição das Obras do Irmão Bento.

Exposição no Santuário Nacional

Para comemorar a ocasião, o Santuário Nacional de Aparecida e a Congregação do Santíssimo Redentor da Província de São Paulo inaugura na próxima sexta-feira a exposição ‘Irmão Bento, artista do Santuário Nacional’. As obras ficarão disponíveis para o público até o dia 31 de janeiro de 2013 no subsolo do Santuário.  

As comemorações do ‘Ano Centenário Irmão Bento’ tiveram início em 2011 e terão o seu encerramento em janeiro quando será encerrada a exposição no Santuário Nacional.


Com informações e imagens da Comissão de Patrimônio Histórico da Província Redentorista de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...