sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Papa eleva Igreja do Pilar a Basílica

basilica-do-pilar

Diretor de Arte Sacra, Carlos José Aparecido de Oliveira, afirmando que Ouro Preto se alegra com o gesto do papa Bento XVI

O papa Bento XVI concedeu à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto a dignidade de Basílica, o que lhe confere privilégios especiais na vida eclesiástica internacional. A notícia, que era aguardada para os próximos meses, foi dada pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, no sábado, 27, pela manhã, ao pároco do Pilar, padre Marcelo Santiago. Os sinos da matriz da padroeira de Ouro Preto repicaram em júbilo pela elevação a basílica.

A Paróquia do Pilar comemora os 300 anos de sua criação, em 1712, e desenvolve uma série de atividades religiosas e culturais alusivas. Uma equipe preparou o dossier enviado a Roma pelo arcebispo de Mariana para a decisão pontifícia, o que aconteceu em tempo recorde. A cerimônia de sagração da nova basílica deverá acontecer em breve, segundo o pároco.

O prefeito Angelo Oswaldo congratulou-se com a Paróquia, o padre Marcelo Santiago e o diretor de Arte Sacra, Carlos José Aparecido de Oliveira, afirmando que Ouro Preto se alegra com o gesto do papa Bento XVI, que vem coroar as celebrações do tricentenário tanto de Vila Rica quanto da Paróquia da padroeira. Ele lembrou que João XXIII havia dado, em 1963, a coroa pontíficia e o título de padroeira vitalícia a Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e que agora o papa volta a distinguir Ouro Preto com o título maior na hierarquia das igrejas.

6757671991 1ac0d2e79e m Papa eleva Pilar a Basílica
A Igreja do Pilar

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar , é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro.

Foi construída em torno de uma capela erguida a partir de 1696 ou nos primeiros anos do século XVIII e ampliada em 1712 com recursos dos devotos, embora as intervenções principais tenham seguido até o final do século.

A Paróquia do Pilar foi a mais rica e populosa em Vila Rica, já que reuniu o maior número de irmandades e, por isso, a Matriz recebeu mais ornamentos em preparação para uma “boa morte”. As irmandades tinham lugares específicos dentro do templo, uma forma de representar e expressar a hierarquia social dos fiéis.

Fonte: Ascom / Prefeitura Municipal de Ouro Preto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...