quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Produção de arte sacra mantém técnicas barrocas em São João del-Rei

de São João del Rei

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é o maior símbolo do período na cidade



Em São João del-Rei, a técnica de entalhar a madeira e transformá-la em objetos de arte sacra se perpetua no tempo. Além de movimentar a economia local, a técnica de produção é a mesma do período barroco.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é o maior símbolo do período na cidade. No interior, a exuberância impressiona. A construção do início do século XVIII revela a fé através da arte e da beleza.

A herança cultural se mantém viva pelas mãos talentosas do escultor Ronaldo Nascimento. Com a talhadeira, a madeira ganha forma nova. A técnica criada há mais de 400 anos é repetida até hoje. O tempo de produção varia de acordo com o trabalho e com a riqueza de detalhes de cada peça, e pode chegar a até cinco meses.

As peças produzidas na cidade são feitas sob encomenda por devotos, colecionadores ou templos religiosos. Uma delas, de Frei Galvão, foi levada para a igreja de São Gonçalo Garcia. O santuário passa por reforma e vai ganhar um novo altar, todo de madeira e mantendo as características barrocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...