sábado, 8 de dezembro de 2012

A solenidade da Imaculada Conceição em Assis

Concerto e Exposição Internacional de Presépios celebra a festa nacional italiana de 8 de dezembro

ROMA, (ZENIT.org) – São Boaventura de Bagnoregio nos conta que, depois de restaurar a igreja de São Damião, Francisco de Assis fixou a sua morada na Porciúncula. O poverello "amou esse lugar mais do que qualquer outro no mundo. [...] Este local, no momento da morte, ele pediu que os frades cuidassem como o mais querido de Nossa Senhora". São Boaventura ressaltou particularmente que a principal razão da escolha da Porciúncula por Francisco era a sua devoção especial a Maria: “na igreja da Virgem Maria, Mãe de Deus, vivia o seu servo Francisco”.

Os discípulos do pobrezinho de Assis ficaram marcados pela devoção de Francisco a tal ponto que, em 1645, o Capítulo Geral dos Frades Menores declarou a Imaculada Virgem Maria como sua padroeira.
Esta é uma das muitas razões históricas de as igrejas franciscanas darem destaque especial à Imaculada Conceição. Neste sábado, 8 de dezembro, os frades menores de Assis, juntamente com todos os peregrinos reunidos na Porciúncula, viverão a data intensamente, mais uma vez, com muitas festas e eventos agendados. Os mais significativos:

- 11h30: Missa solene, presidida pelo cardeal Domenico Calcagno, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica.

- 15h00: Concerto em honra da Virgem dos Anjos, intitulado Annunzio Angelico, com o tenor frei Alessandro Brustenghi e o coral de crianças Octava Aurea, de Perugia.

- 16h30: Abertura da Grande Exposição Internacional de Presépios, tradicional e sempre renovada. Destaque neste ano para as obras procedentes da região italiana de Friuli-Venezia Giulia e para o presépio feito pelo artista Umberto Palumbo na Capela da Basílica de Santo Antônio.

- 19.30: Espetáculo pirotécnico Sinfonia de Fogo, organizado pela Confraria da Imaculada Conceição.
(Trad.ZENIT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...