sábado, 22 de dezembro de 2012

Centro Dragão do Mar abre primeira exposição de arte sacra do Ceará

Mostra reúne mais de 200 peças da cultura religiosa cearense.

Do G1 CE

Exposição com peças religiosas entra em cartaz no Dragão do Mar (Foto: Francisco Sousa/Divulgação)Exposição com peças religiosas entra em cartaz no
Dragão do Mar (Foto: Francisco Sousa/Divulgação)
 
 
O Centro Cultural Dragão do Mar abriu na noite desta quinta-feira (20), a   exposição "O Sagrado Coração do Ceará", no Memorial da Cultura Cearense. A mostra reúne mais de 200 tesouros da cultura religiosa do estado e tem curadoria dos pesquisadores Gilmar de Carvalho e Dodora Guimarães.  A abertura da exposição será às 19h30 com a apresentação da banda cearense Syntagma.
 
A mostra traz a relação do cearense com o sagrado e  ritos religiosos. O público vai encontrar peças de coleções do Museu Diocesano Dom José de Sobral, Museu de Arte Sacra de Aquiraz, Museu Jaguaribano de Aracati, Museu Padre Cícero do Horto de Juazeiro Norte, Casa dos Milagres Juazeiro do Norte, Museu do Ceará de Fortaleza, Casa dos Milagres, Memorial Padre Antônio Vieira, de Viçosa do Ceará , e Museu de Canindé.

A exposição também faz uma reflexão sobre os caminhos da religiosidade cearense e suas manifestações, como a católica portuguesa, a indígena, a africana e, sobreposição de crenças,  como o maracatu e a umbanda. As peças de “O Sagrado Coração do Ceará” são objetos, esculturas, fotografias, arquivo visual, pinturas, adereços, acessórios de cultos, música incidental, imagens em movimento e xilogravuras.

Cinco núcleos
A exposição é estruturada em cinco núcleos: "O Juazeiro do Padre Cícero","São Francisco de Canindé", "Sobral de Dom José Tupinambá da Frota", "São José e os Santos Padroeiros" e "Crenças e Cultos". A mostra segue em cartaz até 19 de março de 2013.

Serviço:
Abertura da exposição "O Sagrado Coração do Ceará"
Quinta-feira, 20 de dezembro.
Às 19h30, no Memorial da Cultura Cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...