sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Morreu Oscar Niemeyer...



Bispo de Frederico Westphalen - RS

 
A meu ver, a intenção do marxista Niemeyer era clara: a resignificação do sagrado... golpe do marxismo soviético, com seus imensos prédios cheios de... vazio. Expressão de uma alma sem fé: vazio, espaços vazios. 

Na verdade, a meu ver, era como que um grito de uma alma que teve na infância marcas católicas, mas que, infelizmente perdeu-se em uma ideologia falida. A arquitetura sagrada cristã tem alma, tem quem a habite: é casa de Deus e casa do homem. É lugar de encontro: vê-se, toca-se, sente-se o odor do eterno. Tem Presença, é habitada. Tudo aponta para a eternidade, de certa forma, já presente. 

A torre é como um dedo apontado para cima, para lembrar o homem que há um Deus e um céu. A abóbada é representativa do céu definitivo. O Átrio, representa as portas da eternidade, acolhedoras, abertas. A nave mostra a necessidade do caminho, do estar no mundo, etc. 

Niemeyer nunca poderia expressar isto em sua arquitetura, não porque não fosse capaz. Mas porque não tinha o dom da fé. Portanto sua arquitetura, a meu ver é cheia de ... vazio: bonita, elegante, até digna. Mas, infelizmente, vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...