quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A arte de manter viva a história e a cultura

Alunos do Senais no Museu de Arte Sacra de Taubaté Foto: Ticiana Schvarcz Alunos do Senais no Museu de Arte Sacra de Taubaté Foto: Ticiana Schvarcz
Fundação Dom Couto, em parceria com a Diocese de Taubaté e o Senai, desenvolvem desde 2010 o um estudo de conservação, reabilitação, restauração e gerenciamento de bens culturais e obras
Taubaté

Com o objetivo de qualificar e capacitar tecnicamente pessoas para atuação no mercado cultural e histórico, a Fundação Dom Couto, em parceria com a Diocese de Taubaté e o Senai de Taubaté, desenvolvem desde 2010 o curso de Conservação e Consolidação em Madeira Policromada -- ou seja, um estudo de conservação, reabilitação, restauração e gerenciamento de bens culturais e obras.
A proposta do curso, de acordo com a diretora executiva da Fundação, Lilian Mansur, é resgatar a cultura pela arte. “É um mercado escasso, o de restauração. Aqui, nós temos como público-alvo pessoas em vulnerabilidade social e financeira, que aprendem a conservar e manter peças que estão se deteriorando pelo tempo.”
No Museu da Arte Sacra, localizado na Praça Santa Terezinha nº 100, dezenas de peças estão em exposição. Hoje, graças ao curso que é realizado no local, a memória desses artefatos não será perdida.

Curso. “O estudo se divide em três módulos. A cada módulo, o aluno recebe uma classificação, primeiro como auxiliar, depois, técnico, e se forma conservador”, explica Lilian, que ressalta a importância do trabalho no Vale do Paraíba. “Nossa região é muito rica em patrimônio histórico, por isso os alunos aprendem de onde o objeto veio, além da restauração.”
O curso é gratuito e está com inscrições abertas para a turma que iniciará em março. Informações podem ser obtidas no telefone (12) 3622-1866.

fonte: O VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...