sexta-feira, 15 de março de 2013

Obras em capela de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, são retomadas

Capela de São Francisco da Penitência foi construída no século XVII. Local faz parte do conjunto franciscano, que é um patrimônio tombado.
15fc9579ccc2461bffd495e057356ae73cfeea0a
As obras de restauração da Capela de São Francisco da Penitência em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foram retomadas. A capela fica localizada na parte esquerda do Convento Nossa Senhora dos Anjos, e foi construída no século XVII. O local faz parte do conjunto franciscano, um patrimônio tombado no município. A obra, orçada em R$ 600 mil, tem previsão de ficar pronta em 10 meses.
Várias telhas já foram retiradas. A limpeza está sendo feita uma a uma para que seja aproveitado o maior número possível de telhas. Algumas delas são centenárias, e as que não servirem serão substituídas, assim como toda o madeiramento velho.

Com a reforma do telhado, também serão corrigidos os problemas das paredes, que cederam e estão inclinadas e com rachaduras. Em abril de 2012 foi feito o escoramento emergencial da capela. O serviço, que custou R$ 50 mil, conseguiu conter o avanço dos danos. Agora, as obras incluem também a reforma da rede elétrica.

Toda a parte de sustentação da capela também precisa ser reforçada. Para isso, segundo os técnciso, será preciso cavar em volta do prédio para chegar às bases da construção. Ao mesmo tempo, será feita a rede de drenagem no lado de fora do prédio, para que a água da chuva que desce, principalmente do Morro da Guia, possa escoar sem danificar a estrutura do imóvel.

Quando a obra emergencial estiver concluída, será feita a restauração do lugar. A verba, de mais meio milhão de reais, já está garantida, mas a preservação do prédio religioso depende também de outras intervenções, como por exemplo, a retirada do terminal de ônibus que fica localizado na frente do local. A vibração intensa dos veículos afeta sua estrutura. O caso já está na Justiça.  O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que as cerca de 60 famílias que vivem na área que fica atrás do prédio  terão que deixar o local,  mas, segundo os moradores, nenhum tipo de negociação para que eles deixem o local foi realizada até o momento.

A Procuradoria do município informou que Cabo Frio ainda estuda um novo local para o terminal de ônibus e, como o assunto é complexo, ainda não há prazo definido para solucionar o problema. Quanto às desapropriações, a equipe da Inter TV não conseguiu contato com o setor responsável para falar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...