quarta-feira, 22 de maio de 2013

Arte sacra ganha museu pelo Inbraja

Local abriga mais de 600 peças de arte sacra como imagens, rosários, missais, quadros e oratórios

Por: Jussara Lautenschlãger / Diário Popular - RS
 (Foto: Jô Folha - DP)
(Foto: Jô Folha - DP)
 (Foto: Jô Folha - DP)
(Foto: Jô Folha - DP)
A devoção e a fé sempre guiaram a vida das famílias ao longo dos séculos. Este fato é comprovado a partir de registros que datam do século 19, com a construção de capelas nas residências, local em que os padres eram chamados para realizar batizados, missas, casamentos e velórios dos entes queridos. Com o passar dos anos os descendentes passaram a ocupar o local apenas para orações e, posteriormente, buscaram as igrejas para participar de celebrações eucarísticas. Com o tempo os objetos sacros foram guardados e alguns doados. O Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção (Inbraja) abraçou a ideia e deu início ao projeto de construir em Pelotas o 1º Museu de Arte Sacra João Paulo II.        

Após três anos de muito trabalho e com o apoio do Ministério da Cultura, Pelotas já tem o seu Museu de Arte Sacra, que passa a ser mais uma unidade museológica que integra o Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção, instituição que já administra o Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção, o Memorial da Praia do Laranjal Arthur Augusto de Assumpção e a Sala Montserrat Caballé. O Inbraja fica na Granja Santa Helena que completa nesta segunda-feira (20) 70 anos.

A diretora da Seção de Museologia do Inbraja, professora Arlene da Silveira Gertum, destaca que a solenidade de inauguração do Museu de Arte Sacra João Paulo II fez parte da programação da 11ª Semana de Museus divulgada pelo Instituto Brasileiro de Museus.

O acervo
O Museu abriga mais de 600 peças de arte sacra como imagens, rosários, missais, pia batismal, relíquias, quadros, oratórios, confessionários, tocheiros, bíblias e indumentárias. “Grande parte do acervo era da família do senador Joaquim Augusto Assumpção que construiu para Maria Francisca Mendonça de Assumpção, uma capela. Por ser uma mulher muito religiosa adquiriu ao longo dos anos imagens e muitos objetos sacros que hoje podem ser conhecidos no Museu de Arte Sacra.

O presidente do Inbraja, jornalista Felipe Assumpção Gertum, destaca que o Instituto ficou como fiel depositário de um acervo precioso no que se refere aos costumes religiosos de Pelotas desde o ano de 1811, porém, com o dever de organizá-lo e implantar o primeiro museu sacro de Pelotas. Diversas peças expostas retratam a forma como os charqueadores veneravam os seus santos e praticavam a religião nos santuários que existiam em suas charqueadas.

“Alguns objetos, imagens de santos, acessórios, missais e altares são provenientes da antiga Charqueda da Costa, que pertenceu a Francisco Antunes Gomes da Costa - o Barão de Arroio Grande”, conta Arlene.

Neste casarão havia um santuário com altares e uma única imagem do Sagrado Coração de Jesus em madeira, além de turíbulo (pequeno incensário utilizado na liturgia católica), sino e lindas alfaias (peças de tecidos utilizados na liturgia). O altar-mor, prossegue Arlene, não precisou de restauração, porque estava em excelente estado de conservação. Já os altares secundários, que ladeavam o altar-mor, tiveram que passar por um restauro. As peças oriundas da Charqueada da Costa foram herdadas pelos novos proprietários da charqueada, ainda nos anos 70, o engenheiro Paulo Mostardeiro Gertum, casado com a neta dos barões de Arroio Grande, Noêmia Madureira da Costa.

Serviço
O quê: Museu de Arte Sacra João Paulo II
Onde: no Instituto Nacional Brasileiro Senador Joaquim Augusto de Assumpção (Inbraja) na granja Santa Helena, Laranjal

Visitação: de segunda a sexta-feira das 14h à 18h, domingos e feriados sob agendamento prévio. A visitação custa R$ 10,00 por pessoa, com direito a conhecer as demais unidades que integram o Inbraja. Agendamento pelos telefones (53)3226-2888 e (53)8117-5381 em horário comercial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...