terça-feira, 14 de maio de 2013

Fiéis querem transformar Trono de Fátima, em Petrópolis (RJ), em santuário

Monumento foi projetado pelo mesmo engenheiro do Cristo Redentor. Iniciativa já recebeu apoio da Congregação Mariana e do bispo da cidade.
Em Petrópolis, Região Serrana do Rio, o Trono de Fátima, um dos pontos turísticos da cidade, está sendo revitalizado. O  espaço é tombado pelo patrimônio histórico desde 2011 e um projeto arquitetônico está sendo elaborado com objetivo de conquistar parceiros na iniciativa privada transformar o lugar em um santuário.

A iniciativa  já recebeu a aprovação da Congregação Mariana, responsável pelo espaço, e também do bispo da cidade, Dom Gregório Paixão. Objetivo é atrair turistas de todo o mundo, anualmente.
O Trono de Nossa Senhora de Fátima foi projetado pelo engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, o mesmo que construiu o Cristo Redentor, no Rio Janeiro. Mas, por falta de manutenção e divulgação por parte do município, o local recebe muito menos turistas que o monumento da capital.
A Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) começou a tentar resolver o problema. Já realizou a capina, criou uma praça, está instalando placas de sinalização, plantou mudas de cerejeiras e roseiras, e  vai  cultivar três mil metros de grama no local.
João Batista de Paula, que administrou o trono nos últimos cinco anos, diz estar emocionado com o trabalho que está sendo realizado no local. “Nunca vi tanta mobilização pra revitalizar o Trono de Fátima.  Este espaço, para todos nós fiéis, é sagrado”, disse.
Também faz parte do complexo do Trono de Fátima o “Caminho do Rosário”, um trajeto com 214 degraus, que é percorrido pelos fiéis todo dia 13 de cada mês. Mas, na próxima segunda-feira (13), dia de Nossa Senhora de Fátima, o movimento deve ser bem maior. Segundo João Batista, o local chega a receber a visita de 4 mil pessoas no dia da santa.

Conheça a história do Trono de Fátima
O trono de Fátima foi construído em 1947, como local de oração, através de donativos, festas religiosas e promoções num trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis.
A cúpula protetora apóia-se em 7 colunas, representando os dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula está colocado um anjo com 1m de altura.  A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida na Itália especialmente para o monumento de Petrópolis, mede 3,50m, chegou e ao Brasil em 1951 , sendo solenemente entronizada no mês de maio daquele mesmo ano.
Na parte inferior do trono há uma capela e sala de ex-votos, onde missas são rezadas todo o dia 13 de cada mês. Do local também é possível ver a bela vista panorâmica da Cidade Imperial.

Fonte: G1 Inter TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...