quinta-feira, 23 de maio de 2013

História da Arte Sacra na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro: Pós Lato Sensu.

SÁBADOS, DAS 8H ÀS 16H30.  

OBJETIVOS: Criar um espaço de ensino e de pesquisa relativo à arte e à arquitetura religiosas brasileiras e estrangeiras, promovendo o crescimento intelectual da população interessada por temas voltados tanto à Igreja, como também às artes visuais e à arquitetura. Concorrer no imprescindível esforço de se adensar criticamente a bibliografia existente sobre a arte religiosa, tanto brasileira quanto estrangeira.  

JUSTIFICATIVA: Não existe, em todo ambiente acadêmico brasileiro, uma pós-graduação em História da Arte Sacra destinada ao ensino e à produção do conhecimento sobre a arquitetura e a arte religiosas brasileiras, não apenas voltada ao período colonial, mas também à fase monárquica e ainda ao final do século XIX. Trata-se de uma área de enorme potencial, havendo já organizações voltadas ao estudo da arte colonial do país, com encontros anuais e discussões amadurecidas nesta área. Apenas o IPHAN, criado em 1936, mas funcionando efetivamente a partir do ano seguinte, com a criação do Decreto-lei n. 25, de 30 de novembro de 1937, é que tem reservado algum espaço de interesse sistemático para a arte e a arquitetura sacras brasileiras. Mas muito ainda há por ser feito, inclusive no campo da preservação. Os estudos sobre a arte sacra brasileira e estrangeira apenas engatinham. A necessidade de preservação do patrimônio cultural religioso brasileiro tem sido assinalada pela necessidade propedêutica e imperiosa de se conhecer esse patrimônio religioso.  

PRÉ-REQUISITO: Os cursos de pós-graduação lato sensu estão abertos a todos os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO TÍTULO: O aluno deverá cumprir a frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina. O aproveitamento será aferido em processo de avaliação em que se obtenha um mínimo de 60% em cada disciplina. Para conclusão do curso, além de cumprir o que dispõe o regimento, o aluno deverá apresentar uma monografia de acordo com a área do curso pretendido.  

VAGAS: O curso será ministrado somente com um número mínimo de 30 alunos.  

HORÁRIO DAS AULAS: Sábados, das 8h às 16h30.  

Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro - Rua Dom Gerardo, 68 - Centro - Rio de Janeiro - RJ. Telefones: (21) 2206-8281 e 2206-8310. E-mail: info@faculdadesaobento.org.br Site www.faculdadesaobento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...