quinta-feira, 30 de maio de 2013

Igreja de Maruim (SE) pode ser reconhecida como Patrimônio

Igreja Matriz de Maruim.

A Igreja Matriz de Senhor dos Passos, no município de Maruim, pode ser reconhecida como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na tarde desta terça-feira, 28, o arquiteto Cléber Rocha, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita técnica à igreja, acompanhado do prefeito de Maruim, Jeferson Santana; do administrador paroquial, o Pe. Paulo Sales; e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende.
Na oportunidade, Cléber Rocha, afirmou que existe um processo de avaliação, dos órgãos responsáveis, para o tombamento da Igreja Matriz de Maruim, e que ainda neste ano a Paróquia Senhor dos Passos pode ser notificada sobre a decisão, que visa proteger o bem cultural, evitando a sua destruição e descaracterização.
A Igreja Matriz de Senhor dos Passos foi fundada em 17 de março de 1862, mas, a sua construção foi iniciada no ano de 1848, por intermédio do Sr. João Gomes de Mello, o Barão de Maruim. A igreja com um estilo barroco será o primeiro prédio do município tombado pelo Patrimônio Nacional.
A partir do Decreto nº 4.988, de 25 de abril de 1981, do Governo do Estado de Sergipe, a Igreja Matriz de Maruim foi tombada e incorporada ao patrimônio estadual.
Em Sergipe, até dezembro de 2012, segundo o portal do Iphan, apenas 19 igrejas e capelas foram tombadas. “Vamos ajudar no que for possível para viabilizar o tombamento da igreja, a fim de preservar o patrimônio do povo de Maruim”, afirmou o prefeito Jeferson Santana. O prefeito ainda afirmou que solicitará uma audiência a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, para solicitar apoio pela causa do município de Maruim. Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fonte: Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...