sábado, 15 de junho de 2013

Órgão da Sé comemora 2.500 apresentações com concerto especial




Organista uruguaia Cristina Garcia Banegas é a convidada do concerto comemorativo

Desde a conclusão do restauro em 1984, o Órgão da Sé de Mariana é um dos principais atores da vida cultural da cidade primaz de Minas. Durante esses 28 anos, 2.500 concertos já foram apresentados regularmente nesse belo instrumento, contando sempre com a participação de organistas internacionais.
Para comemorar esse número expressivo de concertos, o Órgão da Sé receberá a renomada organista uruguaia Cristina Garcia Banegas, que já se apresentou outras vezes ao Arp Schnitger e gravou um CD no instrumento de Mariana. O concerto será no dia 23 de junho, domingo, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Ingressos a partir de R$28,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

A musicista
Cristina García Banegas (Uruguai), que é professora de Órgão na Escuela Universitaria de Música de Montevideo desde 1985, foi aluna de René Bonnet e de Renné Pietrafesa, estudou órgão, cravo e regência no Conservatório de Genebra e foi aluna de Marie Claire Alain em Paris. É regente  da Ensemble Vocal e Instrumental De Profundis, grupo que atua desde 1987 na pesquisa e recriação de música barroca latino-americana. Criou e é diretora artística do Festival Internacional de Órgãos do Uruguai. A organista recebeu várias premiações internacionais (Suíça, França, Espanha, Estados Unidos, Polônia) e excursiona regularmente pela Europa, Estados Unidos, Ásia e América Latina como solista e com o grupo De Profundis. Seu projeto mais recente, Piazzolla ao encontro de Bach, foi selecionado para a premiação do Fundo para a Cultura do Ministério da Cultura do Uruguai (2011/2012). 

Mais sobre o Órgão da Sé
Foi construído na primeira década do século XVIII, em Hamburgo (Alemanha), por Arp Schnitger (1648-1719), um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. O instrumento foi enviado inicialmente a uma Igreja Franciscana em Portugal e chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro Bispo de Mariana.

Reinaugurado em 1984, o Órgão Arp Schnitger acompanha missas e celebrações litúrgicas, além de ser apresentado em concertos regulares e internacionais, que trazem ao Brasil organistas de renome mundial.


Os Concertos Regulares do Órgão Arp Schnitger acontecem às sextas-feiras, às 11h30, e aos domingos, às 12h15, na Catedral da Sé em Mariana/MG. Para agendar grupos e ter mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3558-2785 ou pelo e-mailorgaodase@uai.com. O site do projeto de concertos é www.orgaodase.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...