sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Igreja de Nossa Senhora do Rosário é restaurada no ES

Datado de 1765, templo é um dos mais antigos de Vitória. Inauguração de nova fachada acontece nesta quinta-feira (12).
Igreja do Rosário, em Vitória. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Igreja do Rosário, em Vitória. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, considerada um dos monumentos religiosos mais antigos de Vitória, inaugurou a restauração das fachadas, nesta quinta-feira (12). As obras duraram cerca de seis meses e a solenidade acontece às 16h30. O Coral ArcelorMittal e a Companhia de Teatro Estripolia se apresentam.

Na restauração, oito jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social foram capacitados e atuaram no trabalho de restauração. As obras foram realizadas pelo Instituto Goia, com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e apoio da ArcelorMittal Tubarão, que investiu R$ 120 mil no projeto.

Igreja
Datada de 1765, a obra de construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário foi realizada por escravos e duraram dois anos. Seu acesso principal se dá por uma extensa escadaria voltada para o mar. Tombada como patrimônio histórico nacional, a igreja mantém as características originais da fachada colonial e o frontão barroco, além do cemitério e dos ossários em seus corredores.

No local, existe um pequeno museu que resgata toda a história da igreja, a partir da apresentação de imagens e peças utilizadas pela Irmandade de São Benedito, inclusive antigas vestes e um andor que pesa cerca de 400 kg, usados pelos fiéis durante as famosas procissões.

Fonte: G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...