sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Acervo de arte sacra abandonado vai para novo museu em Goiana, PE


Centenas de imagens sacras do século 17, pertencentes à Diocese de Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco, estão amontoadas em um prédio da Prefeitura de Goiana, na mesma região, sem os cuidados necessários de peças raras. Depois de passarem por vários endereços e ficarem abandonadas por vários meses, elas devem ser movidas mais uma vez – agora, em definitivo – para o futuro Museu de Arte Sacra de Goiana.

O primeiro endereço dessas peças foi a Igreja do Amparo. Depois, a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos recebeu as peças e se transformou em museu temporário. No entanto, depois que missas voltaram a ser celebradas no local, há três anos, as peças foram levadas para um prédio da prefeitura. O material, incluindo centenas de imagens de santos e móveis de igrejas da época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, só voltará a ser exibido agora, com o novo museu de arte sacra.

O museu vai contar com uma sala de iluminação especial e controle de temperatura, dentro de um prédio que o Serviço Social do Comércio (Sesc) está construindo no município. “Goiana tem uma história registrada em obras de arte, em telas e outros elementos, que são parte desse museu. Nós vemos uma possibilidade de garantir que isso não se acabe, não se destrua com o tempo”, diz a chefe de gabinete da Prefeitura de Goiana, Anabel Soares.

Ainda sem data de inauguração definida, o processo depende da assinatura de alguns documentos, o que deve acontecer ainda este mês. “Teremos um contrato de cessão de uso, assinado entre a Diocese de Nazaré e o Sesc Pernambuco”, afirma o diretor regional do Sesc, Antônio Lima.

O novo espaço também vai servir de inspiração para futuros alunos do novo curso de Restauração. A sala de aula será localizada ao lado do museu, para facilitar o acesso às peças. De acordo com o calendário escolar do Sesc, as aulas começam em janeiro do próximo ano.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...