quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Museu de Arte Sacra da Bahia

 
Foi em 1661 que  chegaram à Bahia seis monges portugueses da Ordem dos Carmelitas Descalços, que seguiam  com destino a Angola. Permaneceram em Salvador por alguns meses e no bom relacionamento com seus habitantes criaram as condições propícias para a  instalação de um convento na cidade.

A ideia se concretizou  e o Convento de Santa Teresa D'Ávila foi construído entre 1667 e 1676, em  local privilegiado com ampla visão para a Baía de Todos os Santos. A  inauguração da Igreja aconteceu em 15 de Outubro de 1697.

No século XIX, com a  redução do número de monges, a Ordem entra em decadência e em 1837 a Arquidiocese  decide instalar no edifício o Seminário Arquiepiscopal.



Em 1957, o Reitor da  Universidade Federal da Bahia, professor Edgar Santos, resolve criar, vinculado à Universidade, um Museu de Arte Sacra com o propósito de preservar a Arte  Sacra Luso-brasileira. Foi então assinado com a Arquidiocese de Salvador um  convênio de parceria com duração de 60 anos.

O Museu de Arte Sacra  da UFBA foi inaugurado em 10 de Agosto de 1959. A sua organização e direção foram confiadas ao historiador Beneditino D. Clemente Maria da Silva-Nigra.

Hoje, o MAS/UFBA  encontra-se consolidado e reconhecido como um dos mais importantes museus no gênero  nas Américas, não somente pela sua rara e preciosa coleção de Arte Sacra  Cristã, como também por estar abrigado em um dos mais destacados conjuntos arquitetônicos seiscentistas brasileiros. Todo o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - IPHAN, como  patrimônio nacional desde 1938, localizado no Centro Histórico de Salvador,  declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.









A edificação com  localização privilegiada, no alto da escarpa, conta com uma área total construída de 5.250m², inserida em uma área livre de 8.000m².



A arquitetura da  Igreja de Santa Teresa D' Ávila é nitidamente de influência renascentista, com destaque  para sua torre sineira ou "espadaña" e para sua imponente e erudita fachada com modenatura de traço maneirista. Marcante também, as duas grandes  volutas que ladeiam o corpo central e prenunciam o estilo barroco que marca  definitivamente todo o século XVIII no Brasil.




Internamente chamamos  atenção para os confessionários integrados na própria arquitetura, únicos no  país, como também para a elegante cúpula sobre pendentes no transepto da igreja,  com coroa de consolos lavrada primorosamente em arenito.


ENDEREÇO:
 Convento de Santa Teresa / Museu de Arte Sacra fica localizado na Rua do Sodré, no centro de Salvador. Se tem acesso a essa rua pelo Largo Dois de Julho, ou pela Avenida Carlos Gomes, em frente ao prédio da APLUB.




MUSEU DE ARTE SACRA DA BAHIA
Rua do Sodré, 276 (Centro) - Salvador / Bahia - Brasil - 
Aberto de 2ª a 6ª feira. Horário: 11:30 às 17:30hs.
Salvador | Bahia | CEP: 40060-240
+55 (71) 3283-5600
mas@ufba.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...