segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Museu de Arte Sacra e Mosteiro da Luz


alt
O Mosteiro da Luz foi construído e fundado em 1774 por Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, que foi canonizado pelo Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil em maio de 2007, passando a ser o primeiro santo nascido no País.
Considerada a mais importante construção arquitetônica colonial do século XVIII em São Paulo, sua importância é tanta que já foi declarado “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela Unesco.
O prédio também é o lugar de recolhimento das Irmãs Concepcionistas que ainda hoje dedicam seus dias à oração e ao trabalho e vivem em clausura. São elas as responsáveis por confeccionar as famosas pílulas milagrosas do Frei Galvão. O “santo remédio” é distribuído das 9h às 17h na igreja arquitetada e construída com ajuda do próprio frei. Missas são celebradas todos os dias (veja os horários abaixo).
Lá também está localizado o Museu de Arte Sacra de São Paulo, onde fica um dos mais representativos acervos do patrimônio sacro brasileiro. Foi Dom Duarte Leopoldo, o primeiro arcebispo de São Paulo, que no início do século XX reuniu e organizou as obras que mais tarde deram origem ao museu.
Quem entra no prédio, localizado no centro da cidade, próximo à estação da Luz e em frente à Pinacoteca, logo é tomado pela atmosfera espiritual do lugar. O silêncio só é quebrado pela voz dos monitores que explicam sobre as 800 peças em exposição, entre as quatro mil vindas das principais igrejas e das mais peculiares capelas do Estado de São Paulo e do Brasil.
As relíquias da arte barroca, que datam do século XVI até os dias atuais, são pratarias e ourivesaria religiosas, pintura, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas sacras e livros litúrgicos raros. A coleção de lampadários só é menor que a dos Museus Vaticanos e também há uma rica coleção de ícones russos.
Além da beleza e do mistério que envolve cada peça, pois os autores buscavam principalmente o culto do divino, o lugar ensina muito sobre a história do catolicismo no País. Antonio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho" (1730-1814), deixou sua marca por lá. Frei Agostinho da Piedade (1580-1661), Frei Agostinho de Jesus (1600 ou 1610-1661), Manuel da Costa Athayde (1762-1830) e Padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819), entre tantos outros artistas, também têm seu espaço no conjunto. Há ainda telas de Benedito Calixto e Anita Malfatti.
Outros dois acervos importantes ficam expostos no local. O esplêndido Museu dos Presépios é uma atração à parte, pois abriga 190 singulares conjuntos presepistas, originários de diversos países e regiões do Brasil e produzidos em técnicas diferenciadas. Ele mostra desde o extenso Presépio Napolitano, com 1,5 mil peças, até uma das últimas montagens do tipo. Outro destaque é a Coleção de Numismática composta por nove mil peças, entre elas moedas do período colonial e medalhas pontifícias.
Serviço:
Mosteiro da Luz 
Avenida Tiradentes, 676 - Luz (Metrô São Bento)
Tel.: (11) 3311-8745
Horário: 8h30 às 11h e 14h30 às 16h30. Missas: segunda a sexta, às 7h; sábado, às 8h e às 16h; e domingo, às 8h, 10h30 e 16h
Museu de Arte Sacra de São PauloAvenida Tiradentes, 676 - Luz (Metrô Tiradentes)
Tel.: (11) 3326-1373 / 3326-5393 / 3326-3336
E-mail: mas@museuartesacra.org.br 
Site: www.museuartesacra.org.br 
Horário: Terça a domingo, das 11h às 19h
Preço: R$ 4 (inteira) e R$ 2 para estudantes. Grátis para idosos e crianças de até sete anos

Mosteiro da Luz - vista aérea

Mosteiro da Luz em 1860

Mosteiro da Luz - fachada atual
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...