segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Restauração revela obras de arte nas paredes das igrejas em Itu (SP)

Arquitetos e historiadores foram surpreendidos durante obras de reparo. Templos agora ganham motivo a mais para atrair visitantes.

Durante a restauração das igrejas, novas pinturas estão sendo descobertas.(Foto: Reprodução/TV TEM)
Durante a restauração das igrejas, novas pinturas estão sendo descobertas.(Foto: Reprodução/TV TEM)
Arquitetos e historiadores foram surpreendidos ao restaurar igrejas em Itu (SP). Durante as obras, pinturas que não eram conhecidas surgiram nas paredes centenárias. Com isso, se antes as duas igrejas já representavam o que há de mais valioso no Barroco Paulista, agora ganham  um motivo a mais para atrair os visitantes.
Mas para resgatar essas verdadeiras obras de arte, outra obra precisa começar primeiro. A tradicional, com andaimes e pedreiros. “Para conseguir restaurar o que existe de artístico, precisa proteger primeiro esse acervo e é isso o que estamos fazendo: para restauração da pintura, primeiro tem que restaurar o edifício”, explica o arquiteto-restaurador das igrejas históricas de Itu, Alberto Magno de Arruda.
Na igreja de Bom Jesus, altar-mor, todo em mármore, destaca-se a realeza do Sagrado Coração de Jesus. A igreja foi erguida no local onde ficava a capela primitiva de Itu, no século XVII. Em 1765, por estar ruindo, precisou ser reedificada e até hoje conserva as linhas originais. Desde o início do século, o local passa por reformas estruturais: primeiro o muro lateral que ameaçava cair e, agora, o telhado foi tomado por infiltração. Além disso, o teto da igreja também precisou receber reforço.
Na medida em que a obra avança, algumas surpresas aparecem. Em um das paredes da igreja, os restauradores encontraram indícios de que uma obra de arte poderá ser descoberta. “A pintura original ainda está lá. Atrás dessa pintura dos anos 1950, tem uma pintura do início do século XX, que está encobrindo a original, do século XVIII”, conta o arquiteto-restaurador.
Mas restaurar patrimônios não é nada barato. É preciso contar com a ajuda de muita gente, segundo o padre Francisco Carlos Rossi. “99% é totalmente da comunidade, da igreja que desenvolve esse trabalho. Campanhas, festas italianas, sorteios, promoções e a doação do povo de Deus mesmo”.
No coração da cidade de Itu, está a imponência da igreja matriz. A igreja Nossa Senhora da Candelária foi construída em 1780 e está em reforma há 13 anos. Suas paredes também guardam tesouros da obra de arte. Os painéis são de autoria do padre Jesuíno do Monte Carmelo e mostram momentos da vida de Jesus.
Foi só começar a tirar a tinta e mais surpresas surgiram. Pintura sobre pintura: o que está escondido também pode ser do mesmo artista. “É um conjunto, ele tem um fala litúrgica única, vai revelando uma a uma, descrevendo as cenas do antigo testamento”, explica Arruda.
O que vai se revelar durante a reforma é um mistério, explica o restaurador. Patrimônio construído há tanto tempo e que tem justamente na idade avançada o elemento mais rico e valioso: tudo é acessível para quem quiser ver.
“O ituano não só gosta. Ele participa dos projetos de restauração, contribui da forma que pode, vive essa história, mas também elas estão abertas a visitação de escolas, dos turistas. Formando assim um ciclo de transmissão desse conhecimento e de preservação dessa memória”, conta a secretária municipal de Turismo de Itu, Allie Marie de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...