sábado, 9 de novembro de 2013

Mais de 100 zeladores de igrejas participaram de oficina em três cidades históricas

Ouro Preto, Mariana e Congonhas receberam, de 17 a 23 de agosto, a Oficina de Conservação de Peças Sacras voltada para os zeladores de igrejas. Além de capacitar a comunidade para conservar o patrimônio devocional e artístico, os municípios participantes podem aumentar a pontuação do ICMS Cultural, garantindo recursos que podem ser reinvestidos na preservação ou na restauração de bens culturais.
 
Cerca de 140 pessoas, entre zeladores de igrejas e seminaristas, participaram do projeto “A comunidade e o patrimônio cultural”, organizado em parceria entre a Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco (AACOB), Arquidiocese de Mariana, Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais, Prefeitura de Ouro Preto, Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), Prefeitura de Congonhas e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A iniciativa reuniu agentes comunitários para tratar de questões centradas na conservação do acervo sacro, devocional e artístico das igrejas de três cidades: Ouro Preto, Mariana e Congonhas.
 
O projeto foi iniciado em Ouro Preto, no dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural. De acordo com o diácono Agostinho Barroso de Oliveira, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais, a iniciativa deve ser estendida para outros municípios. “O que nos motiva para conservar o acervo sacro das igrejas é a devoção dos fiéis e devemos apoiar sempre ações que levam informações essenciais para as pessoas que cuidam de nossos bens culturais e espirituais”, explica o diácono.
 
O coordenador do projeto Éverlan Stutz considera a ação educativa essencial para retardar o processo de envelhecimentos das imagens sacras e dos altares. “É necessário pensarmos em ações preventivas que possam assegurar a integridade de bens culturais tombados. A capacitação de zeladores é fundamental para isso, são eles que cuidam diretamente do patrimônio cultural das igrejas”, argumenta Stutz.
 
Em Mariana, a Oficina de Conservação de Peças Sacras foi realizada na Faculdade Arquidiocesana. A zeladora Ana Beatriz de Souza, da igreja Nossa Senhora do Rosário, disse que o treinamento possibilitou levar novas informações para comunidade paroquial.“Com a oficina, percebi que não é preciso limpar excessivamente as imagens, nem mesmo utilizando pano seco. Essas informações são muito importantes, agora posso orientar outras pessoas sobre como higienizar as peças sacras e terei embasamento para explicar isso”, relata Ana Beatriz.
 
Congonhas do Campo recebeu as atividades do projeto no dia 23 de agosto. A oficina foi realizada na Romaria, de 14h às 17 horas, e contou com a participação de zeladores de igrejas e funcionários de museus. Luciomar Sebastião de Jesus, Diretor do Patrimônio Cultural de Congonhas, elogiou a iniciativa e principalmente a especificidade do público. “Quando o projeto foi proposto para o nosso setor, abraçamos a ideia porque conhecemos as dificuldades diárias para preservar o patrimônio cultural e nossas igrejas são constituídas de relíquias que devem ser preservadas por todos nós”, relembra Luciomar.
 
Fonte: AACOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...