quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Pato Branco (PR) – Conjunto de obras passa por restauração

Após 2 anos de espera por restauração, artista plástico devolve as cerca de 20 obras do Recanto Franciscano.
Na terça-feira (12), as cerca de 20 peças serão apresentadas à comunidade. (Foto: Maya Diaz/Diário do Sudoeste )
Na terça-feira (12), as cerca de 20 peças serão apresentadas à comunidade. (Foto: Maya Diaz/Diário do Sudoeste )

Entregue à comunidade de Pato Branco há 12 anos pela então idealizadora irmã Pierina, o Recanto Franciscano atualmente está com os portões fechados. Ao contrário do que se possa imaginar, o fechamento do espaço é temporário, uma vez que as aproximadamente 20 obras de arte pensadas pela religiosa estão passando por um processo de restauração.

Originalmente, as obras que em sua grande maioria ficam expostas a todas as condições climáticas foram feitas de argila (rostos e mãos), tecido e resina (restante do corpo), porém o artista plástico Sérgio Milton Munaretto, de Marechal Cândido Rondon, restaurou as obras com fibra de vidro. Elas serão entregues as irmãs ainda hoje.

Munaretto, que não conhecia o conjunto de obras, afirma que já tinha ouvido falar, e revela uma grande satisfação em poder resaturar uma coleção que preserva não apenas as esculturas, mas também um trabalho idealizado com muito carinho. “As peças estavam bastante danificadas. Muitas já estavam deterioradas, mas o trabalho foi resgatar algo já existente”, disse o artista. “Tudo foi refeito conforme o original”.

Como o conjunto de obras remete ao “Cântico das Criaturas”, entoado por São Francisco de Assis, a instalação que remete à ‘Irmã Morte’ era a mais danificada de todas as obras, segundo Munaretto. Ele também diz que apenas esses tiveram interferência nos traços do rosto, sendo que as demais imagens de São Francisco se mantiveram com os originais.

Para manter os traços feitos por irmã Pierina o mais fiel possível, Munaretto relata que algumas peças receberam mãos e cabeças similares as anteriores, peças essas que foram trazidas prontas de Marechal Cândido Rondon, porém destaca que, em meio ao trabalho de restauração no recanto, outras foram elaboradas aqui mesmo.

Entrega a comunidade

Mesmo o conjunto de obras sendo entregue na quarta-feira (6) para as religiosas, a comunidade somente poderá ter acesso às peças na terça-feira (12), quando as irmãs que cuidam do recanto vão abrir novamente os portões para a população.

De acordo com irmã Lucia Alma Müller, o contato com o artista plástico já foi feito há 2 anos, mas em virtude de outros trabalhos desenvolvidos por ele não foi possível a restauração anteriormente. Porém, para ela, nada supera o sentimento de estar recuperando um conjunto de obras que agrada à população.
“Para que conseguíssemos restaurar essas obras, contamos com o apoio financeiro da comunidade, e é com muita alegria que, em breve, estaremos reabrindo os portões do recanto”, disse ela.

Mesmo com as esculturas restauradas ainda são necessários alguns reparos no bosque, como a iluminação das estátuas e os bancos, que com o passar dos anos também foram danificados.
Conforme a religiosa, da mesma forma como era mantido anteriormente, o recanto permanecerá aberto durante o dia, somente sendo fechado no período da noite.  

Por Marcilei Rossi
Fonte: Diário do Sudoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...