quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Relíquias de São Pedro exibidas pelo Vaticano pela primeira vez.

Por UCatholic | Tradução: Fratres in Unum.com 

Para marcar o fim do Ano da Fé, pela primeira vez, o Vaticano exibiu publicamente os ossos de São Pedro. Embora nenhum papa jamais tenha declarado de maneira definitiva que os fragmentos pertencem ao apóstolo Pedro, em 1968, o Papa Paulo VI disse que os fragmentos encontrados na necrópole sob a Basílica de São Pedro foram “identificados de uma maneira que consideramos convincente”.

Os ossos foram descobertos em 1939, em uma escavação da Necrópole do Vaticano abaixo do altar principal na Basílica de São Pedro, local de sepultamento tradicional do primeiro papa desde a antiguidade. 
A escavação, ordenada pelo Papa Pio XII, encontrou ossos em uma parede funerária do primeiro século, com uma inscrição grega de “Petrus eni”, ou “Pedro está aqui”. Os ossos foram encontrados embrulhados em pano tecido em ouro e púrpura. Um estudo científico dos ossos revelou que eles pertenciam a um homem “robusto” em seus 60-70 anos de idade no momento do óbito.

As relíquias, normalmente mantidas em uma capela privada dos apartamentos pontifícios no Vaticano, foram apresentadas a dezenas de milhares de peregrinos que se reuniram para vê-las. Os oito fragmentos de ossos medindo entre dois e três centímetros de cumprimento foram dispostos em um leito de marfim dentro de uma caixa de bronze em um pedestal na Praça de São Pedro.

Refletindo sobre as relíquias de São Pedro, cujo mesmo nome significa “Rocha”, e sua localização abaixo do Altar Mor da Basílica de São Pedro na Colina do Vaticano, não se pode deixar de meditar na confissão de Pedro no Evangelho de Mateus, e nas palavras que Nosso Senhor lhe dirigiu, em Mateus 16:18: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...