sábado, 28 de dezembro de 2013

Exposição “SANTA INFÂNCIA” no Museu de Arte Sacra


Exposicao_SANTA_INFANCIA_no_Museu_de_Arte_SacraFoi inaugurada no Museu de Arte Sacra da Diocese da São João da Boa Vista, no dia 23 de novembro, a exposição de Natal com o tema "SANTA INFÂNCIA". A exposição traz peças retratando o Menino Jesus, São João Batista Menino, Nossa Senhora Menina e uma coleção de Sagradas Famílias.


    As peças apresentadas são do século 18 ao século 21, sendo em grande parte peças do século 19. São peças de diversas regiões e dos mais  variados materiais. Muitas peças são de outros países como Portugal, Alemanha e Espanha.

    A mostra deste ano traz importantes e raras peças de autoria de renomados artistas mundialmente reconhecidos , o que chama muito a atenção do público visitante. Peças sacras de Giuseppe Iannoni, Marino Del Fávero, Fernando Furlanetto, Mestre Valentin, Francisco Salzilo y Alcaraz, recebem destaque na exposição. O que mais chama a atenção é uma peça, de coleção particular, do século 18 (Menino Jesus sobre nuvens) atribuída a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o maior expoente da arte colonial no Brasil e, sem dúvida, o maior nome do barroco brasileiro.
  
Além das peças acima mencionadas, o visitante poderá apreciar uma coleção de antigos cartões de natal, a maioria pintados à mão em papel e em cetim e muitos santinhos de papel rendados do século 19. O que mais faz sucesso para as crianças é um presépio móvel com mecanismo elétrico que permite o movimento de diversos personagens do presépio.

    A exposição "SANTA INFÂNCIA" tem o objetivo de ajudar o visitante entender e contemplar, através da arte sacra, o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento de Jesus Cristo, o Emanuel, o Deus Conosco e assim, vivenciar o nascimento e a presença do Deus Menino em seu coração, em sua família e em sua comunidade.

    A exposição ficará aberta ao público de 28 de novembro de 2013 a 25 de janeiro de 2014 das 14h às 18h. E já está sendo preparada, pelo Museu de Arte Sacra, uma exposição em homenagem aos 100 anos de nascimento do segundo bispo de nossa Diocese, Dom Tomás Vaquero, nascido em 26 de março de 1914 e falecido em 2 de agosto de 1992. Esta exposição será realizada na Cripta da Catedral São João Batista, em São João da Boa Vista, local onde foi sepultado Dom Tomás Vaquero.

    A exposição "SANTA INFÂNCIA" conta com a curadoria de Antonio Carlos Lorette, com a direção de Maria Aparecida Batista e com a administração geral do padre Claudemir Aparecido Canela (padre Mil, como é conhecido).

Fonte: Diocese de São João da Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...