domingo, 1 de dezembro de 2013

Inscrições abertas para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro


A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP torna público o edital para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro 2014 do Núcleo de Conservação e Restauração da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA, onde 20 vagas são oferecidas.

Reconhecido pelo Ministério da Educação | MEC, o curso, com 90% de seus alunos formados inseridos no mercado de trabalho, possui estrutura sólida e conta com um qualificado corpo docente composto por 19 professores e ateliês equipados que trabalham com acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

Com a finalidade de formar profissionais técnicos capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis, o curso possui grade curricular total de 1552 horas e seu processo de ensino aprendizagem alia fundamentação teórica e o trabalho prático para a formação completa dos discentes.

No primeiro momento do curso, o aluno entra em contato com as teorias de História da Arte, disciplina essencial para a formação crítica-analítica dos alunos, pois estuda a arte e suas manifestações através tempo, estabelecendo a sua periodização e salienta as suas características artísticas, fornecendo, assim, a capacidade de reflexão dos alunos sobre a obra a ser trabalhada, permitindo a análise de sua estética, seu estilo e sua importância histórico-social. 

Outra disciplina essencial estudada neste primeiro momento do curso é o Barroco, principal manifestação artística praticada nas colônias portuguesas no século XVII, sobressaindo como arte genuína das cidades históricas mineiras, pois essa corrente estética prevalece no acervo trabalhado nos ateliês do Núcleo de Conservação e Restauração.

No segundo momento do curso o aluno adquire conhecimentos práticos de intervenções físicas e químicas, como remoção de camadas de pintura, reintelamento, reforço de borda, ilusionismo de douramento com pontilhismo entre outros e inicia os trabalhos em simulados, aplicando os conhecimentos assimilados.

Após o processo de aprendizagem técnica, o aluno vai para a etapa final do curso, realizando intervenções em obras por meio de análise, estudo de caso e intervenção física e química. Com a realização desses processos na aprendizagem, o curso garante uma formação de técnicos restauradores de excelência.

As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$50,00, acontecem pelo site da FAOP de 26 de novembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014. As provas serão realizadas no dia 18 de janeiro, sábado, das 9h às 12h, em local a ser informado até o dia 16 de janeiro.
Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 2° ano do ensino médio.

O exame de seleção se realizará por meio de questões objetivas de língua portuguesa, química e pela elaboração de uma redação dissertativa, conhecimentos básicos necessários para realizar o curso,

As aulas serão ministradas no período matutino e aos sábados, com possibilidade de aulas extras à tarde, e têm início previsto para 10 de fevereiro de 2014. O curso terá mensalidade de R$300,00

Clique aqui para ter acesso ao formulário de inscrição. 
 
Fonte: FAOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...