quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Justiça determina restauração de igreja histórica em Barcarena, no PA


Construída em 1654, igreja de São João Batista corre risco de desabar. Caso determinação seja descumprida, será cobrada multa diária de R$ 5 mil.

A juíza Ângela Graziela Zottis, da 1ª Vara da comarca de Barcarena, município do nordeste do Pará, determinou a restauração emergencial da centenária igreja de São João Batista, que corre risco de desabamento.

A decisão é fundamentada em um pedido do Ministério Público do Estado, que ingressou uma ação civil pública denunciando o descaso com o patrimônio histórico e a omissão da prefeitura diante da deterioração do prédio centenário. “Esse templo está há tempos esquecido e passa por momentos de grande desgaste, correndo o risco de desabar, assunto, inclusive, já noticiado pelos jornais de grande circulação de Belém”, defende o promotor Antônio Lopes Maurício.

De acordo com a promotoria, a prefeitura já deu início às obras para a contenção do desgaste provocado pelo vento, chuva, poeira, pelo trânsito de veículos nas proximidades do Santuário. Já as obras de restauração e recuperação da igreja devem ser feitas de acordo com os termos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O município tem até um ano para finalizar os trabalhos, e caso o prazo seja descumprido, será cobrada multa diária de R$ 5 mil do gestor municipal. O valor arrecadado será destinado à igreja.

Considerada a segunda maior e mais antiga do Pará, a igreja de São João Batista data do ano de 1654, e foi construída na época que os padres jesuítas colonizaram o município de Barcarena, na Vila do Conde. É o local que sedia a festividade de Bom Jesus dos Navegantes, comemorada junto com o dia de São João Batista, padroeiro da cidade.

Fonte: G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...