domingo, 29 de dezembro de 2013

Presépio com mais de 700 peças é atração em cidade histórica de SE

Aos 92 anos, moradora de São Cristóvão monta estrutura na sala de casa. Turistas que visitam a cidade tem até o fim de janeiro para conhecer obra.
Presépio é montado na sala da casa e tem vários níveis. (Foto: Marina Fontenele/G1)
Presépio é montado na sala da casa e tem vários níveis. (Foto: Marina Fontenele/G1)

São Cristóvão, cidade histórica localizada a 23 quilômetros de Aracaju, em Sergipe, tem mais uma atração turística entre os meses de novembro e janeiro. Além dos casarões, igrejas e monumentos, como a Praça São Francisco, considerada Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o presépio da casa de Mirian Nascimento Santos, 92 anos, recebe cerca de mil visitas nesse período. A tradição de representar o local onde Jesus nasceu começou há 80 anos, quando ela ainda era menina e moldava os animais com as próprias mãos.
Dona Mirian começou a gostar de presépio aos 12 anos quando fez um de barro. (Foto: Marina Fontenele/G1)
Dona Mirian começou a gostar de presépio aos 12 anos quando fez um de barro. (Foto: Marina Fontenele/G1)

“Eu fazia os bois e cavalos de barro e montava meu presépio em cima de uma cadeira. Pouco tempo depois casei, e meu esposo também gostava dos presépios. Comecei a investir nisso. Passo o ano inteiro comprando coisas e depois passo horas admirando essa beleza que fica”, afirma Mirian.

Segundo a proprietária da casa onde fica um dos símbolos natalinos do município, os turistas são os que mais valorizam o trabalho, que demora cerca de um mês para ser concluído. “Gosto muito de fazer o presépio porque é uma coisa de Deus e que traz muita gente para minha casa. Gosto de receber visitas, de conversar e de lembrar dos bons sentimentos que o Natal desperta e que devem ser para o ano inteiro”, destaca Mirian.

O tema da decoração deste ano é a mistura de povos em celebração ao nascimento de Jesus Cristo. Cerca de 700 peças montam o cenário que representa os Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Argentina, África e cidades do Brasil como Salvador, Rio de Janeiro, Ouro Preto e Caruaru, em Pernambuco.
Trecho que representa os Estados Unidos tem peças do próprio país. (Foto: Marina Fontenele/G1)
Trecho que representa os Estados Unidos tem peças do próprio país. (Foto: Marina Fontenele/G1)

“Ano que vem queremos representar do nascimento até a ressurreição de Jesus, mas nós temos muita dificuldade de encontrar as peças em miniaturas. Algumas casinhas a gente manda fazer de barro e outras peças minha irmã manda dos Estados Unidos, onde ela mora, ou minhas sobrinhas compram nas viagens pelo mundo. Espero que a gente consiga montar Jerusalém”, revela Manoel Messias Nascimento, 59 anos, filho de Mirian que a ajuda na montagem do cenário.

Por toda a casa estão pelo menos mais mil peças em miniaturas, já utilizadas em outros anos.  “Já recebemos pedidos para montar grandes presépios na casa de pessoas até de outros estados. Eu até iria, mas leva muito tempo e o material é difícil de ser encontrado. Só o presépio deste ano está avaliado em cerca de R$ 6 mil, mas a gente faz por amor e não cobra nada dos visitantes que nos procuram para registrar essa obra”, destaca Manoel.

A data tradicional para a desmontagem da decoração natalina é no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, mas a família estende esse prazo até o fim do mês a pedidos dos turistas. O presépio fica localizado em uma casa atrás da Igreja do Rosário. Como o município é pequeno, as pessoas sabem explicar como chegar ao local.  
Por Marina Fontenele
Fonte: G1 SE
Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...