domingo, 23 de fevereiro de 2014

México: 'Coroa Pontifícia' outorgada à Virgem de Juquila

Cidade do México (RV) – “Uma boa notícia que enche o nosso coração de alegria”. Foi o comentário do Arcebispo de Antequera Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, um dia após o Papa Francisco outorgar a ‘Coroa Pontifícia’ à imagem de Nossa Senhora de Juquila.

“A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos nos fez chegar o decreto do Santo Padre”, explicou o prelado, sublinhando que trata-se do reconhecimento da “devoção e do amor a Virgem Santíssima na imagem da Imaculada de Juquila e do seu Santuário. É ao mesmo tempo um convite para que tal devoção reforce a vida cristã e possibilite uma aproximação a Cristo”.

Segundo Dom Chávez Botello, trata-se de um “sinal exterior que reconhece a valoriza as expressões de autêntica fé e que nos permite, através das mãos de Maria, seguir Cristo mais de perto até unirmo-nos plenamente a Ele”.

O Bispo de Antequera Oaxaca definiu a data como “histórica”, destacando que “não se trata de um aniversário, mas de um evento. Nós todos somos chamados a ser protagonistas para prepará-lo melhor, vivê-lo, celebrá-lo e transmiti-lo às gerações vindouras, de modo a deixar um sinal na nossa sociedade e na Igreja local”.

Dom Botello anunciou que “todos os fiéis tornar-se-ão ourives para que a coroa seja a mais bela possível. Uma autêntica coroa espiritual. Colocaremos junto o melhor que temos: o nosso trabalho, o sacrifício, a tradição, as festas religiosas. E faremos de tudo para sermos mais honestos e solidários e para trabalhamos pela reconciliação e pela paz em Oaxaca”.

Dom Chávez Botello anunciou que nos dia 7 e 8 de outubro será o dia em que todos os devotos se voltarão espiritualmente para o Santuário, cada um com a própria oferta à coroa. “Maria, modelo e guia de nosso caminho de fé será a referência de todas as nossa atividades, sobretudo a partir de agora”, afirmou. (JE)

Fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...