segunda-feira, 14 de abril de 2014

Exposição "Pietá"

Exposição
O público pode conferir, durante este mês de abril, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a exposição Pietá, composta por imagens de paulistinhas e um óleo sobre tela intitulado “Descida da Cruz”, que mede 1,31m X 1,07m . As peças fazem parte do acervo do Museu.

“Aproveitamos o momento da Semana Santa para abrir esta exposição que reúne peças sacras e um quadro que raramente é exposto, por questões de conservação”, diz o diretor de preservação da Fundação Cultural de Jacarehy, Alberto Capucci.

O quadro do século 18 é de autoria desconhecida e foi doado em 1997 pelo médico Eduardo Etzel, que doou também o acervo de paulistinhas. A exposição apresenta ainda três crucifixos feitos em barro cozido e madeira policromada de autoria de Dito Pituba (1848 - 1923), natural de Santa Isabel.

Paulistinhas – As paulistinhas são imagens sacras dos séculos 18 e 19 que trazem esse nome por ser de São Paulo. Segundo Capucci, eram usadas pelos colonos pobres em suas orações, nos séculos XVII e XVIII, enquanto que os fazendeiros (barões do café) preferiam comprar luxuosas imagens de santos vindas da Europa.

“Muitos artesãos não tinham referência de como eram os rostos dos santos e muitos deles se inspiravam em seus próprios familiares para esculpir das paulistinhas”, explica Capucci. Feitas em madeira ou barro policromado, as paulistinhas variam de 10 a 20 centímetros de altura.

Serviço – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – rua XV de Novembro, 143, Centro. Aberto de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 11h às 17h. Entrada gratuita.
 



Fotos de Ariela Lana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...