sexta-feira, 25 de abril de 2014

Igrejas de Salvador

Turismo religioso nos templos de fé e cultura


Marina Silva

Diz a lenda que Salvador (BA) teria 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Alguns estudiosos afirmam que o número desses templos não passa de 200. Outros garantem que a quantidade de igrejas é bem superior aos cantados por Dorival Caymmi. A verdade é que os templos religiosos dessa terra de todos os santos guardam muitas histórias, mistérios e arte.

A variedade de estilos, que vai do barroco ao neoclássico, os painéis de azulejos, os ornamentos cobertos de ouro e as pinturas contam a história do país com muita beleza. Local onde fé e arte se misturam e proporcionam ao visitante uma viagem no tempo. O Guia do Litoral listou 10 das mais belas e importantes igrejas de Salvador para que turistas e baianos conheçam mais um pouco da história religiosa dessa terra.

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco enfeita o Pelourinho. Foto: Marina Silva

Igreja de São Francisco tem o interior coberto de ouro

A Igreja de São Francisco tem o interior coberto de ouro. Foto: Marina Silva

Igreja de São Francisco

Conhecida como "Igreja de Ouro", com o interior recoberto de folhas de ouro puro, a Igreja de São Francisco é considerada o mais belo exemplar do barroco português nas Américas. A lenda versa que seus construtores utilizaram mil quilos de ouro em pó. A construção da primeira metade do século XVIII guarda belos exemplares de arte que não podem deixar de ser apreciados, como o painel de azulejos portugueses, as pinturas e esculturas nas paredes, colunas, teto e altares. Localização: Terreiro de Jesus, Pelourinho. Tel.: 71 33216968.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho. Foto: Marina Silva

Fachada da igreja ficou coberta com cal durante décadas

Fachada da igreja ficou coberta com cal durante décadas. Foto: Marina Silva

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

Bem ao lado da famosa Igreja de São Francisco, a Ordem Terceira ficou conhecida por sua belíssima fachada que data de 1702. Desenhada por Gabriel Ribeiro, considerado um dos introdutores do barroco na Bahia, a igreja é o único exemplar do estilo espanhol no Brasil. A fachada de pedra lavrada foi descoberta somente durante uma reforma já no século XX. Durante décadas ficou coberta com argamassa. O motivo de "esconderijo" permanece incógnito. Segundo alguns contam, os irmãos terceiros temiam que, depois de invadir Portugal, Napoleão Bonaparte cruzasse o Atlântico em busca de tesouros da colônia portuguesa e teriam mandado cobrir a riqueza da igreja. Localização: Terreiro de Jesus, Pelourinho. Tel.: 71 33216968.

Igreja e Convento do Carmo

De importante valor histórico, o conjunto arquitetônico fundado em 1585 foi palco de importantes acontecimentos relacionados com a invasão holandesa e a Independência da Bahia. Neste local foi assinada a rendição dos holandeses. A principal atração do convento é a escultura Cristo Atado à coluna, de Francisco das Chagas, o Cabra, que foi recuperada recentemente. No prédio funciona também um museu. A sacristia é considerada uma das mais ricas do Brasil. Parte do antigo convento foi transformado em hotel de luxo. Localização: Rua do Carmo. Tel.: 71 32426463.

Catedral Basílica

Catedral Basílica fica no Terreiro e Jesus. Foto: Marina Silva

Arte sacra  e muito ouro nas paredes da Catedral Basílica

Arte sacra e muito ouro nas paredes da Catedral Basílica. Foto: Marina Silva

Catedral Basílica

A construção do século XVII possui 13 altares da fase renascentista até o rococó. Ficou conhecida por ter sido o local de morte do padre Antônio Vieira - cujos sermões o levaram à condenação pela Inquisição em 1697 - e abrigar o túmulo do terceiro Governador-Geral do Brasil Mem de Sá. Não deixe de visitar o Museu da Catedral, com acervo de peças dos séculos XVI ao XX. Localização: Terreiro de Jesus, Pelourinho. Tel.: 71 33214573.

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo

Ficou conhecida por ser o cenário da famosa obra "O Pagador de Promessas" do escritor baiano Dias Gomes. O filme, inspirado no livro, ganhou a "Palma de Ouro", em Cannes, no início da década de 60. Construída no início do século XVIII, sofreu, cem anos depois, grandes mudanças internas, onde se destaca o ossuário. A escadaria, que faz a ligação da igreja com a ladeira do Carmo, foi aberta ao século XIX para dar mais imponência ao templo, antes escondido na rua estreita. Todas as terças, a escadaria é ocupada por uma multidão que dança ao som do afoxé do cantor Gerônimo. Localização: Ladeira do Carmo.

Igreja de nossa Senhora dos Rosário dos Pretos

Catolicismo e candomblé se misturam na Igreja de nossa Senhora dos Rosário dos Pretos. Foto: Bahiatursa

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A construção iniciada no início do século XVIII levou quase 100 anos para ser concluída. A obra era realizada à noite durante o horário de descanso dos escravos libertos, após os serviços nas casas de seus senhores. No interior, destaque para os painéis de azulejos, o teto pintado por José Joaquim da Rocha, os altares neo-clássicos e três imagens do século XVIII - de Nossa Senhora do Rosário, São Antônio de Cartegerona e São Benedito. Nos fundos, localiza-se um antigo cemitério de escravos.

A igreja é um dos locais onde se pode presenciar o sincretismo religioso na Bahia. Frequentada por mães e pais de santo, o templo é palco de cerimônia que mesclam o católico e os ritos afro-brasileiros. Localização: Pelourinho. Tel.: 71 33162196.

Igreja e Mosteiro de São Bento

A construção que demorou mais de dois séculos para ser concluída é projeto do frei Macário de São João. O templo guarda duas belas imagens em tamanho natural de N. S. das Angústias e do Senhor Morto. Não deixe de visitar o museu, que por mais de 400 anos, acumulou um acervo de imagens, pinturas, mobiliário, ourivesaria, cristais e porcelanas do séculos XVII e XVIII. O mosteiro também possui uma das maiores bibliotecas do Brasil, com cerca de 300 mil volumes. Entre as raridades, encontram-se incunábulos, livros do início da arte da impressão, e um Evangelho de 1504. Localização: Largo de São Bento, Tel.: 71 33218850.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

É na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia que tem início e festa do Bonfim. Foto: Bahiatursa

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Segundo os historiadores, a igreja da padroeira da Bahia foi primeiramente erguida em taipa, quando o governador Tomé de Souza chegou a Salvador. Muito depois, decidiu-se construir uma igreja com pedras de cantaria portuguesa. Todo o templo foi pré-fabricado em Lisboa, a partir de 1736, e trazido em incontáveis viagens. A construção levou oito décadas para ser concluída.

Elevada à categoria de basílica em 1946, a igreja tem o teto pintado em perspectiva por José Joaquim da Rocha, fundador da escola baiana de pintura e principal pintor sacro brasileiro. É considerada a mais bela de todas as igrejas brasileiras. Localização: Comércio, Cidade Baixa. Tel.: 32420545.

Igreja e Convento de Santa Teresa

Considerado um dos mais importantes monumentos da arquitetura religiosa do período colonial brasileiro, possui belos jardins, com visão panorâmica para a Baía de Todos os Santos. O prédio abriga o Museu de Arte Sacra, mantido pela Universidade Federal da Bahia, com cerca de 1.400 peças datadas do século XVI a XIX. Localização: Rua do Sodré, 276 - Centro. Tel.: 71 32436511.

Igreja do Bonfim

Igreja do Bonfim recebe fiéis de todo o país. Foto: Bahiatursa

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

A igreja mais famosa da Bahia, localizada na Colina Sagrada, ficou conhecida por ser local de devoção onde todos os anos é realizada a famosa lavagem das escadarias, a Lavagem do Bonfim, que reúne a fé de católicos e praticantes do candomblé. O interior da construção iniciada em 1756 tem estilo neoclássico e guarda obras como o painel do teto, de Francisco Velasco, os quadros de José Rufino Capinam na entrada da igreja. Não deixe de visitar a Sala dos Milagres, que reúne ex-votos, como cabeças, pernas e braços de cera, madeira, ouro, prata e pedras preciosas, atualmente expostos no Museu de Ex-votos, no pavimento superior do templo. Não deixe de amarrar uma fitinha do Bonfim nas grades da igreja e fazer três pedidos, um a cada nó na fita. Localização - Pça. Senhor do Bonfim, s/n- Cidade Baixa. Tel.: 71 33162196.

Fonte: Guia do Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...