quinta-feira, 24 de abril de 2014

Restauração da Igreja do Rosário, em Angra, RJ, se arrasta há sete anos

Reforma, de responsabilidade do Iphan, está avaliada em R$ 176 mil. Missas são realizadas em tendas; não há prazo para conclusão do trabalho.
Reforma segue sem previsão de conclusão. (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
Reforma segue sem previsão de conclusão.
(Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Fechada para reformas há sete anos, a Igreja do Rosário, na Vila de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ) está abandonada. A obra de restauração, avaliada em R$ 176 mil, é de responsabilidade do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e está parada.

“Já rachou o lado de lá da igreja, aquela parte lá já tem uma rachadura. Infiltração, daqui a pouco começa a vim goteira de novo e a obra não termina”, contou o comerciante Carlos Augusto Marinho Cargas, dono de um estabelecimento próximo à igreja. A dona de casa Madalena Souza Rodrigues observa parte da história dela ruir. “Casei, casei minhas filhas, batizei os meus filhos e hoje estou vendo ela caindo. Nós não podemos fazer nada”, disse.

Desde que a igreja foi fechada as missas são realizadas em tendas.

Abaixo-assinado cobra soluções
A Associação de Moradores da Vila Histórica fez um abaixo-assinado para cobrar a conclusão da reforma. Além disso, eles pedem à Câmara de Vereadores uma audiência pública para discutir a situação da igreja. “A pergunta é uma só: quando é que vai fazer? A resposta, eu gostaria de sair com ela de lá: ‘vai começar amanhã’. Nós não vamos deixar a história de Angra dos Reis se apagar”, disse o presidente, Agnelo Alves de Carvalho.

Segundo a representante do Iphan, Paula Paulielo Cardoso, a estrutura do prédio não apresenta riscos e
não há prazo para acabar a fase de acabamento da obra. “Infelizmente para esse ano a gente não tem previsão. Não impede que sejam feitos futuros, mas é importante que a comunidade também busque outras fontes de recursos para a finalização dos serviços”, explicou.

Fonte: G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...