quinta-feira, 22 de maio de 2014

Exposição: Tapetes Devocionais


FAOP leva a tradição dos tapetes devocionais ao Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebe a mineiridade da arte popular. Os tapetes devocionais, uma das mais importantes manifestações culturais de Minas Gerais apresenta a fé e a criatividade de seu de sua gente à cidade de Deus.

Os artistas ouro-pretanos César Teixeira, chefe de gabinete da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, e Gabriela Rangel, diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA levam a exposição “FAOP e os Tapetes Devocionais" à Galeria Cândido Portinari da Universidade Estadual do Rio de Janeiro | UERJ. 

Confeccionados com serragem colorida, o costume, presente nas liturgias de Semana Santa e demais eventos religiosos em Ouro Preto,  retrata expressões da criatividade popular, representantes da devoção do povo mineiro.

Os tapetes devocionais são uma expressão artesanal coletiva, um saber popular que se tornou patrimônio imaterial da comunidade ouro-pretana que, trabalhando com serragens, dão formas aos desenhos que simbolizam a fé dos homens.

Para a produção da exposição, os artistas confeccionarão tapetes devocionais na Galeria, levando ao espaço uma verdadeira obra de arte  que permite ver a grandeza de trabalhos que misturam beleza, religiosidade e tradição.

A mostra, realizada pela FAOP em parceria com o Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ,  tem abertura no dia 19 de maio, às 18h30,  e fica em exposição até o dia 10 de junho.

A Galeria Cândido Portinari localiza-se à Rua Francisco Xavier, 524 – Maracanã e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 9h às 20h.

Fonte: FAOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...